CONSCIENTIZAÇÃO

Patrulha Amiga faz trabalho de prevenção às drogas com crianças de Cascavel

Foto: Secom
Foto: Secom

CASCAVEL“As drogas fazem muito mal. Eu não preciso usar drogas e posso viver sem elas”. As palavras são da estudante Letícia Formentão, de 10 anos, da Escola Municipal do Campo – Carlos de Carvalho, do Distrito de São Salvador.

Ela, assim como  milhares de outras crianças, foram beneficiadas pelos ensinamentos da Patrulha Amiga. Um programa Municipal de prevenção às drogas, executado pela SESD (Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e de Políticas sobre Drogas), em parceria com Educação e Secretaria de Segurança Pública. 

“Desde 2018, o projeto que saiu no coração do nosso prefeito, Leonaldo Paranhos, trabalha a prevenção às drogas e outras substâncias dentro da Rede Municipal e hoje a gente finaliza o ano com a formatura destas crianças em um programa inovador”, disse o secretário Rafael Tortato, da Sesd.

A formatura dos alunos aconteceu nesta quinta-feira (12), no auditório da Prefeitura. Na cerimônia de certificação de conclusão, alunos de três instituições de ensino representaram os demais formandos: das unidades Carlos de Carvalho, Maria Tereza Abreu Figueiredo e Gladis Tibola.

50 mil beneficiados

A Patrulha Amiga atua com alunos de quintos anos das escolas de Cascavel. Desde 2018 até 2024, cerca de 50 mil estudantes foram beneficiados. As aulas mostram como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas para o consumo de ilícitos e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. 

A secretária de Educação, Márcia Baldini, destacou a importância do programa “que vem ao longo destes anos ensinando as crianças de uma forma lúdica sobre os perigos que as drogas e as más companhias oferecem a elas”.

A Secretária falou ainda que “os nossos professores, que são os Guardas Municipais, junto com os pedagogos da rede de ensino e a equipe da SESD, também acabam recebendo muita informação, positiva e negativa que são usadas pelos agentes de forma assertiva no combate às drogas”.

Para a diretora da Escola Municipal do Campo, Carlos de Carvalho, Luana da Rocha Kuzenik, o programa Patrulha Amiga contribui muito para a proteção das crianças. “Como elas têm acesso à tecnologia, às mídias, ajuda bastante no sentido da prevenção do álcool, das drogas e toda essa situação. Acredito que ao longo da vida, os estudantes jamais esquecerão desta lição”.

Fonte: Secom