Cotidiano

?Vinhos de Portugal? chega à Barra com degustações, cursos e harmonizações

2016 907576194-img_2123.jpg_20160506.jpgRIO ? O vinho está para o português como a cerveja está para o brasileiro. Produtores há mais de dois mil anos, os lusitanos bebem, em média, 42 litros por ano, ao passo que por aqui a média é de dois litros. Os vinicultores da terrinha enxergam nesse abismo um potencial mercado a ser explorado, e pela terceira vez desembarcam em solo carioca para o evento Vinhos de Portugal no Rio, realizado pelos jornais O GLOBO e ?Público?, de Portugal.

Este ano, o encontro será de sexta a domingo, e pela primeira vez na Barra. Quem for ao CasaShopping poderá conhecer os produtos de vinícolas de todas as regiões de Portugal e participar de cursos, harmonizações e degustações com especialistas das duas publicações, como a jornalista portuguesa Alexandra Prado Coelho, de Portugal, e Pedro Mello e Souza, colunista do GLOBO, além de beber e conversar com Dirceu Vianna Júnior, único brasileiro a conquistar o título de Master of Wine. Quem não gosta de fazer anotações, ou acha que pode esquecê-las ao fim do evento, vai dispor de uma taça inteligente, que registra todos os vinhos degustados e posteriormente envia as informações por e-mail aos amantes da bebida.

Os ingressos para as atividades estão à venda pelo site vinhosdeportugalnorio.com.br. O evento também terá programação gratuita, e os restaurantes do CasaShopping vão dispensar o pagamento de rolha para a primeira garrafa consumida em suas mesas.

O primeiro Vinhos de Portugal foi realizado em 2014, no consulado de Portugal, em Botafogo, e reuniu dez mil pessoas. No ano passado, o encontro foi para o Jockey Club, também na Zona Sul, e atraiu 20 mil espectadores. Agora, chega à Barra com a expectativa de superar os anos anteriores.

? Temos o CasaShopping, que é um parceiro invejável, e com isso podemos oferecer uma experiência mais completa para os visitantes, além de prestigiar o público da Barra, que gosta muito de vinho. Mas queremos receber o público de outras regiões ? afirma o diretor-executivo da Infoglobo, Maurício Lima.

Vão participar 66 produtores vindos de Portugal, que apresentarão mais de 450 rótulos. Será uma oportunidade de o público ter contato direto com as vinícolas e conhecer alguns segredos do país, que é o 11º maior produtor de vinho no mundo.

Em Portugal, os produtores são representados pela ViniPortugal, detentora da marca Vinhos de Portugal, uma associação interprofissional fundada há 19 anos para promover os vinhos portugueses ao redor do mundo. Em 2015, a ViniPortugal investiu aproximadamente ? 1 milhão em promoção no Brasil.

? Enxergamos o Brasil como um mercado com potencial de crescimento (o país é o 11º na lista de exportadores de vinhos portugueses), e como isso se dará depende de como o vinho será adotado na cultura brasileira. Mas a nossa lógica não é tanto pelo volume. Queremos produzir um vinho diferenciado e agregar valor a ele. Queremos que o Brasil descubra cada vez mais o vinho português e o distinga ? afirma o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro.

Os vinhos da terrinha já ocupam posição privilegiada no mercado nacional. De acordo com a diretora internacional do jornal ?Público?, Simone Duarte, uma das idealizadoras do projeto Vinhos de Portugal no Rio, 30% dos vinhos consumidos no estado são portugueses. No Brasil, segundo dados da ViniPortugal, os portugueses ocupam 12,2% do mercado, ficando atrás apenas dos argentinos e chilenos.

Andréa Cunha, diretora da Deli Delícia, uma das patrocinadoras do evento, diz que 16% dos rótulos vendidos em suas lojas vêm de Portugal. Ela conta que, desde a realização da primeira edição do Vinhos de Portugal no Rio, o volume de vendas na rede cresceu substancialmente. A empresária atribui o aumento do consumo à promoção feita pela ViniPortugal e à modernização pela qual passam as vinícolas do país:

? O que tem nos surpreendido no vinho português, cujos produtores são muito tradicionais, é que eles estão mudando os rótulos para tornarem-nos mais atraentes e já admitem fazer drinques com vinho do Porto, o que era inimaginável há dez anos.

MERCADO REUNIRÁ TODOS OS RÓTULOS

Uma das principais atrações do Vinhos de Portugal no Rio será o Mercado de Vinhos. De acordo com a diretora internacional do jornal ?Público?, Simone Duarte, o visitante poderá comprar um ingresso que dará direito a frequentar o mercado por duas horas e conhecer todos os rótulos apresentados no encontro.

É necessário chegar uma hora antes da visita para retirar a Smart Wine Glass, a taça inteligente que foi premiada no Wine Business Innovation Summit, na Alemanha, e cadastrar o e-mail para, posteriormente, receber as informações sobre seus vinhos preferidos, inclusive os locais onde é possível comprá-los.

2016 908039904-201605090049116672.jpg_20160509.jpgOutra atividade será a Prova de Vinhos, também condicionada à compra antecipada de ingressos. Durante uma hora, uma turma formada por 30 participantes fará provas e harmonizações guiadas pelos críticos Pedro Garcias, Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho, do jornal ?Público?; e Pedro Mello e Souza, do GLOBO; pelo Master of Wine Dirceu Vianna Júnior ou pelo editor da revista ?Vinhos de Portugal?, Luís Lopes, que também ministrará o curso ?Introdução ao vinho português?, evento oficial da Academia de Vinho de Portugal, com direito a certificado. Ao todo serão 12 provas, três cursos e duas harmonizações com doces e queijos.

Pedro Mello e Souza, colunista do ?Rio Show?, fará duas provas com o tema ?Vinhos brancos do século XXI?: a primeira, na sexta, às 15h; e a outra, no domingo, às 19h. Ele vai mostrar que o consumo de brancos é uma tendência.

? Vou fazer um painel com seis vinhos e mostrar as diferenças entre os paladares de cada uva ? diz Souza.

O Vinhos de Portugal no Rio terá uma área de convivência montada pela Deli Delícia, que, além de apresentar elementos da cultura portuguesa, vai vender comida e aproximadamente 300 rótulos, entre eles mais da metade dos que estarão expostos no Mercado de Vinhos, segundo a diretora da rede, Andréa Cunha.

Também na área de convivência serão realizadas as sessões ?Tomar um copo?, em vários horários. Ao longo de 20 ou 30 minutos, uma turma poderá conversar com críticos de vinho e degustar uma taça da bebida. Os bate-papos serão temáticos. O inspirado em Eça de Queirós terá a participação da cantora Adriana Calcanhotto e do ensaísta e professor de Português Carlos Reis. A inscrição será feita por ordem de chegada, mas há limite de participantes. A área de convivência funcionará sexta e sábado, das 11h às 23h; e domingo, das 11h às 22h30m.

Outra atração é a prova promovida pelo Senac, também com vagas limitadas. Em uma cozinha gourmet exclusiva, a sommelière Deise Novakoski e os chefs Frédéric Monnier e Teresa Corção farão harmonizações das bebidas com iguarias internacionais.

Quem comprar vinho na área de convivência poderá consumi-lo em qualquer restaurante do CasaShopping. Os organizadores fecharam acordo com os estabelecimentos para não cobrar rolha pela primeira garrafa.

Maître do Enotria, Francisco Ferreira Soares, o Dodô, diz que o evento é uma oportunidade para expor a carta de vinhos do estabelecimento, que tem seis portugueses, e conquistar novos clientes.

O Vinhos de Portugal no Rio terá representantes das 250 castas cultivadas em Portugal. Estarão representadas as regiões de Alentejo, Bairrada, Dão, Lisboa, Minho, Península de Setúbal, Távora-Varosa, Tejo, Trás-os-Montes, Vinho Verde, Porto e Douro.

Entre as quintas estarão produtoras de vinhos raros e especiais, como a Casa Ferreirinha, fabricante do Barca Velha; a Adega Cartuxa, que produz o Cartuxa; e o produtor José Maria da Fonseca, fabricante do vinho Alambre.

O Vinhos de Portugal no Rio tem patrocínio de Senac, Deli Delícia e CasaShopping e parceria de Vinhos de Portugal. A programação completa, com horários e preços, está no site vinhosdeportugalnorio.com.br, onde os interessados também podem se inscrever nas atividades oferecidas.

SERVIÇO:

MERCADO DE VINHOS

Ao longo de duas horas, os visitantes poderão conhecer mais de 450 rótulos de 66 produtores de Portugal. Na sexta, o espaço abre às 14h. No sábado e no domingo, funciona a partir das 11h. R$ 110 mais taxas.

DEGUSTAÇÕES, CURSOS E HARMONIZAÇÕES

Ao todo, serão 17 eventos nos três dias. Durante uma hora e meia, o visitante poderá ser guiado por especialistas dos jornais O GLOBO e ?Público? e da revista ?Vinhos de Portugal? ou pelo Master of Wine Dirceu Vianna Júnior. A partir de R$ 110, cada evento.

GRATUITOS

A área de convivência terá uma loja da Deli Delícia que venderá 300 rótulos portugueses. Também haverá curso de harmonização do Senac e sessões de degustação batizadas de ?Tomar um copo?. Uma delas terá Eça de Queirós como tema e participação da cantora Adriana Calcanhotto e do ensaísta e professor de Português Carlos Reis. Todas as informações e vendas de ingressos estão no site vinhosdeportugalnorio.com.br.

ONDE

CasaShopping: sexta e sábado, das 11h às 23h; e domingo, das 11h às 22h30m. Telefone: 2108-8000.