Cascavel – O Teatro Municipal de Cascavel recebe, neste fim de semana, a peça Vianinha conta o último combate do homem comum. O elenco, vindo do Rio de Janeiro, se apresentará no sábado (20), às 21h e no domingo (21), às 20h.
A peça, originalmente conhecida como Em família, foi escrita pelo autor paulista Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, em 1970, e foi remontado diversas vezes desde então. Posteriormente, ganhou as telas de cinema, pelas mãos do cineasta Paulo Porto.
A trama é centrada na vida de Souza e Lu, casal de idosos que passam por dificuldades financeiras e complicações familiares com os quatro filhos.
Os personagens trazem reflexão e um pensamento que traduz o homem comum brasileiro, resume o diretor Aderbal Freire Filho.
Apesar do enredo triste, a encenação é temperada com humor e promete a identificação imediata do público.
A cenografia do espetáculo remonta os ares dos filmes brasileiros do começo da década de 70, e das encenações do Teatro Arena e do grupo teatral Opinião, símbolos da resistência durante a ditadura militar brasileira, dos quais o autor, Vianinha, participou.
O teatro dele [Vianinha] tem características não só dramáticas quanto épicas. O autor e o escritor Nelson Rodrigues são os inventores do teatro brasileiro como ele é hoje, afirma o diretor, Aderbal Freire Filho.
Os ingressos para as duas apresentações estão disponíveis pelo site da Ok Ingressos e seus respectivos pontos de venda. A peça tem classificação de público a partir de 14 anos e tradução simultânea em libras.
(Com informações de assessoria)