Jovens do PIIT (Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho) da Itaipu Binacional estão participando de aulas de informática no Centro de Treinamento da usina. O curso, que tem duração de 74 horas, teve início nesta semana e aborda teoria e prática da Lógica de Programação e da ferramenta Power Automate. As aulas são ministradas pelo Jorge Murilo Soares Ferreira, da Divisão de Sistemas 1, e acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.
Desde 1988, o PIIT promove o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes de baixa renda. O programa, além de reforçar a renda familiar de cada jovem, cria condições para que o adolescente desenvolva os valores da responsabilidade, da assiduidade e da organização, preparando-os para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Em 35 anos, o programa já preparou mais de 6,5 mil adolescentes para o mercado de trabalho.
Participam de aulas de informática 18 adolescentes do PIIT, 16 como alunos e dois como auxiliares do professor. O curso traz benefícios em dobro: ensina os alunos a terem mais experiência em tecnologia da informação, com olho no mercado de trabalho, e ainda colabora para a automatização de processos ou procedimentos da binacional.
Ao final do curso, os quatro alunos melhor avaliados vão compor um “pool” que, sob a supervisão de Jorge, atuará nas automações que já vem sendo solicitadas pelas áreas.
Carreira
Como explicou o idealizador da ação, Antônio Fernando Terna Machado, da Divisão de Seleção e Acompanhamento de RH, as aulas podem gerar nos jovens um interesse na carreira profissional em TI e, em longo prazo, uma oportunidade de destaque no mercado de trabalho nacional e global, já que é comum trabalhar remotamente para outros países. “Experimentar na prática uma amostra das atribuições deste profissional e refletir sobre a escolha pode se desdobrar em uma grande mudança positiva para suas próprias vidas e de suas famílias”, avaliou.
Além da lógica de programação, o projeto também ensinará aos 16 adolescentes a ferramenta Power Automate, disponível no Microsoft 365, com a intenção de capacitá-los para realizarem a automação de processos ou procedimentos em diferentes áreas, colaborando com a eficiência do trabalho na Itaipu.
Esta diversificação na capacitação dos adolescentes, que até então têm atuado em atividades administrativas, busca estar em consonância com o crescente deslocamento das melhores oportunidades de carreira para a área de tecnologia. O objetivo é aumentar quantitativa e qualitativamente a empregabilidade dos adolescentes que toparam o desafio.
A nova oportunidade foi aberta a todos os adolescentes da última turma admitida no PIIT, em fevereiro de 2023. Em um trabalho conjunto com a equipe de Psicologia Organizacional da Itaipu, foi proposto aos jovens passar por uma Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), instrumento de orientação profissional que identifica os interesses do indivíduo por área de atuação, uma delas sendo a Informática.
Ao todo, 34 adolescentes participaram. Os dados obtidos foram somados aos resultados dos testes de personalidade anteriormente já realizados pelas psicólogas da Guarda Mirim. As provas não possuíam caráter eliminatório e foram usadas para acompanhamento pedagógico. Com a entrega dos resultados, 16 jovens decidiram participar da iniciativa. Outros dois, por terem conhecimentos ou estudarem temáticas de TI, atuarão como tutores dos demais alunos.
Visão aberta
Para Stephanye Beatriz Oliveira Gollmann, estudante de 17 anos que ingressou no PIIT em fevereiro, o programa abriu sua visão para novos conhecimentos e ajudou em sua timidez. “Aprendi a mexer em Excel, a me comportar em ambiente de trabalho e a me comunicar com pessoas diferentes”, disse. “Pelo que vi, vamos aprender coisas muito legais. Eu achei bem bacana ter essa iniciativa para mostrar para os adolescentes que existem outras opções”.
Jorge, o empregado voluntário da ação, tem contato diariamente com o Power Automate. Ele ingressou na inciativa a partir do Programa Força Voluntária, com objetivo de ajudar os jovens que estão no início de suas carreiras. “Para mim, está sendo uma experiência nova. Na verdade, está sendo bem desafiador e surpreendente também, porque é uma nova etapa que eu estou cumprindo aqui dentro, de poder passar o meu conhecimento com algumas ferramentas que a gente usa e com a lógica de programação para adolescentes, começando agora a vida profissional”, afirmou.
O coordenador do PIIT, Vinicius Ortiz de Camargo, contou que o projeto visa conciliar duas frentes do programa de aprendizagem, desenvolvendo competências e em diversas áreas e também aproximando os jovens de oportunidades de emprego. “TI tem uma demanda forte, é um ramo de trabalho que tende a crescer, e os jovens, se aprofundando nessa área, podem futuramente alçar voos maiores, com uma remuneração mais digna”, reforçou.
Créditos: Emanoela Somavila.