Foi aberta ontem e se estenderá até domingo, no Centro Cultural Gilberto Mayer, a mostra Jidaigeki Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal, numa promoção conjunta da Secretaria Municipal de Cultura com o CineSesc.
Nela estão sendo apresentados longas em sessões gratuitas com direito a debates técnicos após cada exibição. Jidaigeki é o nome usado para descrever o gênero cinematográfico que explora dramas do Japão Feudal, muitas vezes girando em torno de samurais e duelos de espadas.
Na mostra, os cascavelenses têm a oportunidade de conhecer um pouco da filmografia de um dos cineastas mais importantes da história do cinema mundial, Akira Kurosawa. Famoso por criar épicos feudais inspirados no cinema de John Ford e na literatura de Shakespeare, Kurosawa levou a cultura japonesa ao ocidente e influenciou diretores de cinema do mundo todo com seu estilo e domínio do movimento.
PROGRAMAÇÃO
Aberta com Rashomon, a mostra exibirá os seguintes filmes: hoje, às 19h, Yojimbo; amanhã, às 19h, Samjuro; sexta-feira, às 19h, Trono Manchado de Sangue; sábado, às18h, Os Sete Samurais, e domingo, às 18h, A Fortaleza Escondida.