Cotidiano

Sul e Sudeste: Paraná lidera redução da extrema pobreza

Número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no Estado caiu 57,4%

Curitiba – O Paraná foi o que mais reduziu o número de pessoas extremamente pobres entre os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil desde 2009. De acordo com dados divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, no comparativo com 2014, a quantidade de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no Paraná caiu 57,4% nesse período.

Além de ser destaque nas regiões Sul e Sudeste, o Paraná superou o Brasil na redução da extrema pobreza, que registrou queda de 39,8% (diferença de 14,6%). Em 2009 o número de paranaenses extremamente pobres era de 373.863 pessoas, o equivalente a 3,6% da população. Em 2014, 159.243 viviam nesta condição, ou seja, 1,5% da população.

“A busca por melhores condições de vida para nossa população norteia a administração do Paraná. Programas e projetos foram implantados com o objetivo de favorecer a geração de empregos e renda, para ampliar e qualificar as áreas de saúde, educação e segurança, as estruturas de saneamento e energia receberam vigorosos investimentos. Assim seguiremos trabalhando pelos paranaenses e pelo desenvolvimento pleno do nosso Estado”, afirmou o governador Beto Richa, assinalando que nos últimos cinco anos o Estado aplicou R$ 1,2 bilhão somente na política de assistência social.

Emancipação

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, lembrou que as ações para o desenvolvimento social e econômico desenvolvidas pelo Governo do Paraná têm sido exemplo para o País, e o resultado não poderia ser diferente.

“Ao contrário do que acontece em outros estados, aqui não trabalhamos para a manutenção da pobreza e sim para a emancipação das famílias”, disse.