Uma segunda morte por dengue em Medianeira foi confirmada na última sexta-feira (28). O resultado do exame identificou dengue grave como a causa da morte de Maria Valdirene dos Santos.
A mulher ficou internada na UPA e tinha todos os sintomas da dengue, porém só foi possível confirmar a causa do óbito após exames e laudos oficiais. A Secretaria de Saúde só pode noticiar e notificar o óbito sendo como dengue, após esses resultados saírem.
Medianeira está em alerta, juntamente com o estado do Paraná, aonde os números de casos de dengue vem aumentando dia após dia.
O número de casos confirmados de dengue em Medianeira é de 121. No estado apenas em uma semana, mais de 8 mil casos foram confirmados. O monitoramento do período epidemiológico com início em 28 de julho de 2019 totaliza hoje 35.853 casos confirmados da doença.
Ao todo já foram registradas e confirmadas 23 mortes por dengue no estado do Paraná.
O setor de endemias vem realizando um intenso trabalho de prevenção e conscientização da população para que não se criem mais lugares propícios para a proliferação dos mosquitos.
Além disso, tem realizado mutirões, ações, e orientação em todo o município.
Os principais sintomas da dengue são febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções avermelhadas semelhantes ao sarampo ou rubéola, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, perda de paladar e de apetite, tonturas, dores no corpo.
Reportagem: Guia Medianeira.