
Em uma entrevista transmitida pelo site de informações Mediapart, Ziad Takieddine afirma ter “transportado (…) um total de 5 milhões de euros” em malas em três viagens entre novembro de 2006 e início de 2007.
Estas malas, que, segundo ele, continham entre 1,5 milhão e dois milhões em maços de notas de 200 e 500 euros, foram depositadas primeiramente diretamente no escritório de Claude Guéant, o ex-braço direito de Nicolas Sarkozy, então ministro do Interior.
Na terceira viagem, ele afirma ter entregue a mala em um apartamento onde Nicolas Sarkozy estava hospedado.
As malas de dinheiro foram entregues a ele em Tripoli pelo chefe do serviço secreto líbio sob o regime de Muamar Kadafi.
O ex-chefe de Estado francês (2007-2012), candidato a um novo mandato presidencial em 2017, sempre negou veementemente as acusações. Após três anos de investigações, os juízes franceses recolheram vários testemunhos de ex-altos funcionários do regime líbio, mas nenhuma evidência confirmou estas alegações.
?Mais uma vez, e sempre antes de uma eleição, o Mediapart está tentando prejudicar Nicolas Sarkozy com alegações tão falsas hoje quanto eram antes?, disse o advogado do ex-presidente, Thierry Herzog, à Reuters.