Cotidiano

Rui Falcão diz que Lula é ?candidato permanente? para 2018

63778916_BSB Brasília Brasil 12- 01- 2017 - LULA - TRABALHADORES EM EDUCA.jpgBRASÍLIA ? Em Brasília para participar das tratativas sobre a eleição para a presidência da Câmara, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta terça-feira que o ex-presidente Lula é o “candidato permanente” da legenda à Presidência da República em 2018. Apesar disso, admitiu que pediu apoio da militância petista para que, “de baixo para cima”, o partido lance oficialmente a candidatura de Lula.

? O Lula não precisa ser lançado por ninguém, ele já é nosso candidato permanente a presidente da República ? afirmou Falcão.

O presidente do PT contou que esteve com Lula na semana passada em Salvador e depois em Brasília e que a recepção ao ex-presidente foi “entusiasmada”. E que, a partir daí, disse ser importante que o ex-presidente seja oficializado candidato pela militância do partido.

? Seria importante que a militância do PT começasse a se posicionar publicamente, para que a gente possa lançar oficialmente o Lula. Não é que estou em dúvida, mas é importante que o pessoal vá de baixo para cima ? afirmou.

Rui Falcão desconversou sobre posição do partido para a eleição da presidência da Câmara, mas defendeu que seja respeitada a proporcionalidade para compor a Mesa Diretora da Casa.

O PT tem a segunda maior bancada, o que lhe daria direito a ocupar a primeira secretaria. O PMDB, primeira bancada na Câmara , quer a vice-presidência. Apesar da reunião da bancada nesta terça-feira, a legenda só deverá definir posição no fim da semana, após as reuniões do diretório e da Executiva da legenda, que acontecerão em São Paulo na quinta e sexta-feira.

Apesar de parte da bancada ter votado em Rodrigo Maia (DEM-RJ) na última eleição, o ex-líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), defendeu que os petistas se aliem à oposição e não votem em Maia, que, segundo ele, é na prática “o líder do governo Temer”.

? Rodrigo Maia na pratica é o líder do governo na Câmara . Nas últimas votações André Moura nem apareceu no plenário. Na minha opinião, não tem hipótese de apoiar alguém da base do Temer.

Já o deputado Carlos Zarattini (SP), novo líder do PT na Câmara, reiterou a intenção da legenda de ocupar a primeira secretaria da Mesa Diretora da Casa. Ele disse que o espaço é do PT por direito, e que a legenda não está “pedindo favor”.

? Não estamos pedindo favor, a tradição é respeitar a proporcionalidade, que é o partido estar na Mesa por conta do seu tamanho. Não é uma questão de pragmatismo, é uma questao de respeito à democracia.