Cotidiano

Rondon confirma de chikungunya e Laranjeiras de zika

Um menino de 13 anos e um bebê de cinco meses são as vítimas

Marechal Cândido Rondon – A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de chikungunya no município. Trata-se de um caso importado de um jovem de 13 anos que esteve no Estado de Sergipe e chegou ao município no dia 12 de janeiro, com febre alta.

Ele buscou atendimento nas unidades públicas de saúde e tendo em vista os sintomas apresentados, todos os procedimentos foram adotados. Após a confirmação o Setor de Endemias, através dos agentes de saúde, realizou  ações preventivas no entorno da residência do paciente, para evitar que o vírus seja propagado para outras pessoas.

A Secretaria de Saúde faz mais uma vez um alerta para toda a população para que contribua eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Vale lembrar que o município já registra casos de dengue e municípios próximos já confirmaram casos de zika vírus. Todos devemos fazer a nossa parte.

Além do caso em Marechal Cândido Rondon, o município de Laranjeiras do Sul confirmou o primeiro caso de zika vírus na cidade. Trata-se de um bebê de cinco meses que já está medicado e não corre risco. A criança está sendo monitorada pela equipe da Secretaria de Saúde do Município, mas a 5ª Regional de Saúde já está efetivando uma barreira de contenção no bairro e nos bairros adjacentes em que está localizada a casa da família.