Cotidiano

Por trama gay, 'A Bela e a Fera' terá censura 16 anos na Rússia

LONDRES ? Apesar de sua lei discriminatória contra a ?propaganda gay?, a Rússia não vai
proibir a exibição da refilmagem de ?A Bela e a Fera?. O filme, no entanto, terá
classificação 16 anos. A informação foi dada por um funcionário do Ministério da
Cultural local, ao site KinoPoisk.ru (via ?Deadline?).
A medida evidentemente afasta o filme de seu público alvo: crianças e famílias.

A versão com atores em carne e osso do clássico da Disney começou a enfrentar
reações depois que o diretor, Bill Condon, revelou que o filme terá uma trama gay. Se muitos elogiaram a ousadia, a ala conservadora também não ficou calada e um cinema americano chegou a anunciar que não vai exibir o longa estrelado por Emma Watson, que estreia no Brasil no dia 16 de março. Trailer ‘A bela e a fera’

Jornalistas que assistiram ao remake dizem que o tal momento gay ? entre os personagens Le Fou (Josh Gad) e Gaston (Luke Evans) ? é breve e com tom cômico. Mas as reações forçaram Condon a comentar o tema.

“Oh, Deus. Posso falar? Está tudo muito exagerado”, disse o cineasta ao site “ScreenCrush“. “Porque é só isso mesmo: um momento divertido do filme. Eu amo a maneira como as pessoas que não sabiam reagiram e viram a cena como uma bela surpresa”.

Perguntado sobre como o público deveria reagir à cena, ele respondeu: “Não dando tanta importância a ela. Por que tem que ser tão importante?”.

o ator Josh Gad, que interpreta Le Fou, também comentou o filme, em entrevista à “People”: “Gaston é um personagem que usa seu charme ofensivo para convencer as pessoas a atacarem quem elas não conhecem. Pessoas que são diferentes, que representam um perigo porque ele diz que elas representam um perigo. Acho que esse tema é tão relevante hoje quanto há 300 anos, quando ‘A Bela e a Fera’ foi escrito. Então é isso que eu espero que as pessoas tirem disso. Eu diria que é um filme sobre inclusão. Tem algo a oferecer a todos.”

A revelação da trama gay foi feita numa entrevista de Condon à revista”Attitude”: “LeFou é alguém que um dia quer ser Gastón e no outro quer beijar Gastón. Ele está confuso sobre seus desejos. É alguém que está descobrindo seus sentimentos. Josh fez algo bem sutil e delicioso e isso é o que faz valer no final, que eu não quero revelar. Mas é um momento bacana, exclusivamente gay num filme da Disney”.

No vídeo de apresentação de Gastón, divulgado na semana passada, LeFou aparece cantando “My, what a guy, that Gaston!”. Veja abaixo. Gastón – ‘A Bela e a Fera’

A trama central, é claro, acompanhará a relação entre os personagens de Emma Watson e Dan Stevens ? a Bela e a Fera do título. O filme estreia em 16 de março no Brasil. Nesta segunda-feira, a Disney divulgou o clipe da música-tema de “A Bela e a Fera”, estrelado por John Legend e Ariana Grande. Beauty and the Beast (From “Beauty and the Beast”/Official Video)