
Nesta segunda-feira, o foco será planos de saúde. Além de teste e quizz sobre o tema, às 14h, realizaremos um debate ao vivo, pelo Facebook, com a participação da presidente da Fenasaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a professora de Direito do Consumidor da PUC/SP e consultora de Direito Regulatório e Direitos Humanos, Maria Stella Gregori, e a superintendente do Procon Estadual da Paraíba, Késsia Cavalcanti.Os internautas podem mandar perguntas sobre tema.
Amanhã, o debate é sobre a qualidade do atendimento dos SACs e, na quarta-feira, discutiremos a importância do consumidor registrar sua reclamação e como ela pode ajudar a melhorar os serviços prestados à sociedade. Na quinta-feira, os problemas do setor bancário e o superendividamento estarão na ordem do dia. Fechamos a semana falando sobre comércio eletrônico, segurança de dados, e o que vem pela frente. Os leitores poderão encaminhar suas dúvidas a especialistas que participarão de debates, ao vivo, transmitidos diariamente pelo site e o Facebook do Globo. Além disso, quizz e testes permitirão que verifique o nível de conhecimento sobre os assuntos, além de material para ler e guardar com as principais informações para a contratação de serviços e a compra de produtos presentes no nosso dia a dia.
? Embora no dia 15 de março se comemore o Dia Mundial do Consumidor, mais do que celebrar, este dia deve servir para que façamos uma profunda reflexão. O Brasil está passando por uma crise econômica e política sem precedentes e alguns direitos do consumidor, consolidados ao longo dos últimos 27 anos, desde que foi promulgado o Código de Defesa do Consumidor (CDC), estão sendo sistematicamente aviltados. Para citar apenas dois exemplos disso, destacam-se as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a tentativa de regulação, por meio de medida provisória, dos distratos da construção civil ? ressalta Claudia Silvano, presidente da Associação Nacional dos Procons (ProconsBrasil), que participará da transmissão ao vivo sobre atendimento.
Para Ricardo Morishita, presidente do Instituto de Pesquisas Jurídicas e Sociais (IPJUS), o grande desafio ao consumidor atual é a área regulada: telecomunicações, transporte aéreo e terrestre, energia e água.
? O grande desafio do direito consumidor é assegurar os direitos conquistados e articular a agenda de desenvolvimento, não com exclusão de direitos, mas com o avanço dos produtos e serviços, principalmente aqueles prestados ou regulados pelo Estado brasileiro, imprescindíveis para os consumidores mais vulneráveis. É importante comemorar porque sabemos que os direitos que foram implementados não dependeram somente da empresa ou do Estado, mas de todos, cada pessoa. O Código de Defesa do Consumidor representa o respeito ao próximo, o desenvolvimento do país e a construção de valores essenciais de uma nação ?diz Morishita, que debate na sexta-feira o comércio eletrônico e a proteção do cidadão.