Cotidiano

Número de mortes por dengue chegam a seis em todo o Paraná

Óbito mais recente foi em Curitiba e vitimou homem de 65 anos que viajou ao Paraguai

Santa Terezinha de Itaipu – Os dados divulgados no fim da tarde de ontem pela Secretaria Estadual da Saúde sobre a circulação da dengue no Paraná assustam. Isso porque o número de mortes por conta da doença subiu para seis.

A morte mais recente foi a de José Flauzino Gomes, de 65 anos, em Curitiba, na madrugada de terça-feira (9). O paciente viajou ao Paraguai e retornou doente. Ele foi internado no Hospital São Vicente, em 4 de fevereiro, mas não resistiu às complicações da doença. Conforme o boletim, em todo o Estado foram confirmados 4.806 casos de dengue, 4.220 autóctones e 586 importados, além de 32.365 suspeitas.

No Oeste, a dengue também preocupa, principalmente pela infestação do Aedes aegypti em várias cidades da região. Ao todo, são 1.206 confirmações e 6.137 notificações, um aumento de 37% no total de casos em apenas uma semana.

De acordo com a Sesa, o município de Santa Terezinha de Itaipu enfrenta uma epidemia de dengue, com índice de infestação de 456,36. A cidade é a única do Oeste até o momento nesta situação, com 113 casos.

Zika

No informe técnico estadual, o Paraná tem ainda 14 casos confirmados de zika vírus. Além disso, outros 226 pacientes aguardam o resultado de exames laboratoriais. Casos positivos de febre chikungunya também foram registrados, e desde agosto de 2015 são 11 confirmações e 180 suspeitas.