Curitiba – Estão abertas até 20 de maio as inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. As provas serão em 5 e 6 de novembro, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição é R$ 68. O pagamento deve ser feito até o 25 de maio em bancos, casas lotéricas ou agências dos Correios.
Estão isentos do pagamento estudantes que concluírem o ensino médio neste ano e estiverem matriculados na rede pública de ensino ou que se declararem carentes. Quem teve isenção na edição anterior e não compareceu no dia da prova precisa pagar a taxa em 2016.
No Paraná, 94.943 mil alunos estão matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino e podem participar do Enem gratuitamente.
Os cartões de confirmação estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios, como na edição anterior. Com o cartão, o candidato terá acesso a informações como a data, hora e local das provas e poderá verificar se seus dados pessoais estão corretos.
Nos dias de prova os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas terão duração de 4h30 no sábado e 5h30 no domingo. No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O segundo será dedicado a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.
PONTUAÇÃO
A pontuação no Enem pode ser usada pelos candidatos em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para vagas em universidade públicas, e o ProUni (Programa Universidade para Todos), para vagas em instituições particulares, além de participar do programa Ciência sem Fronteiras e vagas para cursos técnicos ofertados pelo sistema de Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional).
O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Fies (Financiamento Estudantil).