Cotidiano

Nick Cave anuncia álbum e filme para setembro, após três anos de hiato

RIO — A banda Nick Cave & The Bad Seeds anunciou a data de seu novo lançamento duplo: “Skeleton tree” chega ao mercado em 9 de setembro, acompanhado de um filme, “One more time with feeling”.

O anúncio encerra dois hiatos. O primeiro, de três anos sem lançamento de um álbum de inéditas, uma vez que “Push the sky away” é de 2013. O segundo, o de notícias sobre o cantor-compositor australiano, que havia interrompido atividades desde julho de 2015, com a morte de seu filho Arthur, de 15 anos, após queda sobre as pedras de uma praia da Inglaterra.

Um dos mais prolíficos e cultuados artistas de rock da atualidade, com um trabalho marcado por letras densas e performances furiosas, Nick Cave começou a gravar “Skeleton tree” em 2014, em Brighton. Os trabalhos foram estendidos posteriormente a um estúdio na França, no outono europeu de 2015.

O release de “One more time with feeling”, com direção de Andrew Dominik (“O homem da máfia” e “O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford”), é sutil ao indicar o pano de fundo trágico da produção do álbum, descrevendo o resultado como “sem adornos, frágil e cru, e um verdadeiro testamento de um artista que tenta achar seu caminho na escuridão”.

É a segunda vez que Nick Cave entrelaça um álbum com um filme: “Push the sky away” já viera acompanhado de “20.000 dias na terra”, dirigido por Iain Forsyth e Jane Pollard, numa espécie de documentário ficcional sobre Cave.