Nesta semana uma verdadeira “onda de reclamações” acerca das ambulâncias da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Cascavel acabou trazendo à tona problemas envolvendo os veículos que estavam “encostados”, deixando de atender à população. Diante da reclamações, vereadores realizaram uma reunião com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, em busca de explicações e, no dia seguinte, em uma fiscalização transmitida ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Leonaldo Paranhos comprovou que “faltou gerenciamento”.
Depois de uma semana conturbada e de um grande “puxão de orelha”, novas ações acabaram sendo agilizadas e a frota dos veículos que são de extrema importância para o atendimento de pacientes, voltou à normalidade. Na segunda-feira (2), das 19 ambulâncias, 13 estavam paradas, sendo que 9 por condições precárias dos pneus. Após a vistoria do prefeito em menos de 24 horas, 6 delas voltaram a circular e na sexta-feira (6), segundo informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social), todas já estavam em operação.
Ainda durante suas transmissões pelas redes sociais, Paranhos disse ter mantido contato com a Receita Federal solicitando a doação de uma carga de pneus ao Município. Na manhã de sexta (6), Paranhos, junto com o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, acompanhou a entrega de 194 pneus doados ao Município. De acordo com a Secom, os pneus são de diferentes tamanhos e reforçarão a manutenção da frota de aproximadamente 900 veículos da prefeitura. O valor estimado da doação é de R$ 71,6 mil e, conforme o prefeito, eles ficarão no estoque para serem usados, conforme a necessidade. Paralelamente, há uma licitação de pneus em andamento que ainda deve demorar uns 50 dias para ser concluída.
“Temos que buscar sempre solução, principalmente aquelas que são rápidas e não oneram o poder público. Esse estoque que acabamos de receber, evidentemente, pode nos dar um fôlego, apesar de que a questão das ambulâncias que estavam com problema de pneus, já resolvemos”, disse o prefeito.
Novas ambulâncias
Na noite de quinta-feira (5), a Sesau recebeu três novas ambulâncias pela ação do deputado Marcio Pacheco, que foram adquiridas pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) com contrapartida do Município. Duas ambulâncias serão usadas pela Central de Transportes Sanitários Eletivos e outra no Paid (Programa de Assistência e Internação Domiciliar). Segundo o prefeito, as novas ambulâncias já estavam no pátio da Sesau, mas precisavam ser documentadas e emplacadas para poder rodar e com isso, o Município passa a ter um total de 20 ambulâncias.
Foto: Secom