
De acordo com sua mulher, Russell morreu enquanto dormia, na cidade de Nashville, no estado americano do Tennessee. Nos últimos anos, o americano enfrentou diversos problemas de saúde. Em 2010, ele fez uma cirurgia para parar um vazamento de fluido cerebral e, mais recentemente, em julho deste ano, teve uma parada cardíaca.
O período de estrelato de Russell enquanto performer durou relativamente pouco, mas Elton John, que já abriu shows do americano, arquitetou um retorno para o amigo em 2010, quando eles trabalharam juntos em um álbum intitulado “The union”.
“Ele era a minha maior influência enquanto pianista, cantor e compositor”, disse Elton John ao canal ABC News.
Russell gravou mais de 35 álbum e ainda teve destaque como compositor de músicas interpretadas por outros artistas. A música “A song for you”, por exemplo, foi gravada por Joe Cocker, Carpenters, Temptations, Neil Diamond, Lou Rawls, Dusty Springfield, Ray Charles, Aretha Franklin e Willie Nelson, um de seus grandes amigos.
Os Carpenters, Reddy, Shirley Bassey, Robert Goulet e George Benson também fizeram versões de “This masquerade”, outra composição de Russell ? Benson, inclusive, ganhou o Grammy de gravação do ano em 1976 por conta da música.
Em seu auge, na década de 1970, Russell era conhecido como “o mestre do espaço e tempo”. Nos shows, ele usava uma cartola e, com uma cabeleira ruiva e uma barba que ia até o peito, criou uma imagem inescrutável que remetia em parte a um xamã e a um mestre cósmico saído de algum quadrinho.
Acompanhado por uma numerosa banda e um coral, o músico dominava o palco em performances que misturava rock, soul, gospel e country.