RIO O ministro da Defesa, Raul Jungmann, foi a Natal (RN) nesta quinta-feira dar início à Operação Potiguar, para combater a onda de ataques criminosos no estado desde a sexta-feira. Cerca de 1.200 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica vão se integrar às forças de segurança pública estadual. Apesar de parte dos agentes já estar nas ruas, criminosos incendiaram três ônibus escolares de Governador Dix-Sept Rosado, município da região Oeste potiguar, na madrugada de hoje. Os veículos destruídos estavam estacionados no pátio da prefeitura da cidade quando foram incendiados.
Segundo o último boletim da Secretaria de Segurança, foram registrados até agora 106 ataques em 36 cidades: 61 incêndios, 30 atentados a fogo, 7 disparos contra prédios públicos e proximidades, 4 ataques envolvendo artefatos explosivos e 4 depredações. Trinta e dois veículos foram incendiados. Segundo o governo, os crimes são uma retaliação da instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim.
Os 1.200 homens, segundo o ministro, serão empregados no patrulhamento das ruas e na ocupação de corredores de ônibus, pontos turísticos, acesso ao aeroporto e na principais vias de Natal e da Grande Natal. Os militares podem fazer prisões em flagrante.
O objetivo é auxiliar no patrulhamento e, com isso, poder liberar os policiais que antes estavam nesses locais para ocupar outras áreas, inclusive cidades do interior do Estado.
Os militares nâo têm poder para fazer incursões na periferia das cidades e também não irão ajudar nas investigações dos crimes.
Em entrevista coletiva, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, quebrou o protocolo e fez um apelo ao ministro Raul Jungmann.
Apelo em nome do povo do Rio Grande do Norte. Peço que seja feito um aditamento desse prazo de permanência das tropas aqui no nosso Estado. O ideal é que esses bravos homens fiquem conosco até o governo do estado conseguir implantar bloqueadores de celular em todas as unidades prisionais pediu o governador.
De acordo com Faria, o prazo para conseguir intalar os bloqueadores é de cerca de dois meses. Raul Jungmann disse que irá analisar a solicitação.
Há a maior boa vontade do governo federal para ajudar o Rio Grande do Norte. Mas temos que estudar esse pedido. Se for possível, iremos atender esse pleito.