Cotidiano

México descobre 250 crânios em vala clandestina em Veracruz

2017-03-02T002955Z_1697332558_RC18C7594100_RTRMADP_3_MEXICO-VIOLENCE.jpg

CIDADE DO MÉXICO ? Autoridades mexicanas confirmaram que mais de 250 crânios foram encontrados em uma vala no estado de Veracruz, no litoral do Golfo do México. Segundo a promotoria pública da região, este pode ser um grande cemitério clandestino de um cartel de drogas da área. Autoridades dizem que as ossadas encontradas podem ser de vítimas assassinadas pelos traficantes há anos.

? Por muitos anos, os cartéis de drogas desapareciam com pessoas e as autoridades eram complacentes ? disse o promotor de justiça Jorge Winckler, em uma possível referência ao ex-governador Javier Duarte, procurado pela Interpol.

Veracruz é controlado, há anos, pelo cartel Zeta, conhecido por ser um grupo sanguinolento. Além disso, outro cartel, o Jalisco ?Nova Geração?, tenta desde 2011 assumir o domínio da região, o que resultou em conflitos violentos no estado.

? Não posso imaginar quantas pessoas tenham sido enterradas ilegalmente lá ? disse. ? Veracruz é uma enorme vala comunitária.

Um grupo de advogados pressiona o estado há anos para que faça escavações na região à procura de desaparecidos. O coletivo vem criticando as autoridades pela falta de ações para encontrar e identificar onde estão as vítimas ? muita delas, segundo testemunhas, sequestradas por traficantes.