Cotidiano

Mais de 90% das queixas são resolvidas direto no Procon

Código de Defesa completou 25 anos de criação

Cascavel – Após realizar o pagamento de um empréstimo do banco, a professora Elizete Teixeira Cortez percebeu que a cobrança de uma das parcelas estava duplicada.

“No mês seguinte em que eu quitei o empréstimo, o banco fez a cobrança novamente de mais uma parcela. Por isso, vim ao Procon buscar auxílio para pedir reembolso”, conta Elizete.

Este é o terceiro dia que ela vai ao órgão para resolver a situação, e conta que o auxílio é bem esclarecedor.

“Caso o reembolso não seja feito, o caso irá para audiência”, explica.

Assim como Elizete, dezenas de cascavelenses vão ao órgão diariamente em busca de uma solução. Desde 1990, quando o CDC (Código de Defesa do Consumidor) foi criado, os consumidores são amparados e não precisam mais ficar no prejuízo.

Por isso, na sexta-feira (11), em comemoração aos 25 anos do CDC, o Procon realizou uma série de orientações na sede do órgão e no calçadão da Avenida Brasil.

“É preciso que o consumidor saiba onde buscar auxílio e onde denunciar um serviço que não está sendo prestado”, explica o coordenador do Procon, Pedro Sampaio

 Em Cascavel, 93% das queixas levadas ao Procon foram solucionadas. No mês de julho, este índice é de 92%.

“Este número diz respeito aos atendimentos que são feitos em guichê e resolvidos na hora”, explica.

Casos que vão à audiência representam um número ínfimo em relação aos solucionados instantaneamente.

“Dos 810 casos atendidos no mês de agosto, apenas 48 necessitaram de processo e foram resolvidos em audiência”, explica Pedro.

Material informativo

Durante o dia de ontem, no Procon de Casacavel, produtos informativos e Códigos de Defesa do Consumidor foram distribuídos ao público.

“As informações foram tanto para compradores, vendedores e fornecedores. Além dos clientes não aceitarem mais prejuízo, os vendedores não querem mais aparecer como maus prestadores de serviço”, disse Pedro Sampaio.

(Com informações de Nathalia Lehnen)