
Em seu programa semana na TV estatal, Maduro disse que “muito em breve” Shannon estará na Venezuela para avançar uma “agenda positiva” entre Caracas e Washington e que também convidou Kerry.
Sem detalhar sobre os assuntos discutidos com o secretário de Estado, o presidente venezuelano afirmou que a reunião com Kerry foi uma “oportunidade muito importante” para as relações de “respeito e harmonia”.
? Peço que Deus abençoe os resultados da reunião e que a Venezuela abra uma nova era de relações com os Estados Unidos (…) Esperamos que desta vez esta etapa prospere ? disse Maduro ao reconhecer que está mais aberto a ter boas relações com os Estados Unidos.
Os dois países mantêm relações conflituosa desde quando Hugo Chávez se tornou presidente em 1999 e Caracas se tornou um “problema” para Washington na região. A Venezuela passa por uma grande crise econômica, com inflação de três dígitos e muitos reclamando de fome.