SEUL ? A juíza que anunciou o supervisionou o processo de impeachment da Coreia do Sul nesta sexta-feira passou por um constragimento inesperado. Ela chegou ao tribunal com dois bobs cor-de-rosa presos aos cabelos, na parte de trás da cabeça. A impressão, segundo quem estava lá, é que a magistrada não tinha notado que ainda estava com os adereços na cabeça. A imagem, claro, viralizou e provocou um debate sobre as mulheres que, muitas vezes, se sobrecarregam com trabalhos exigentes na Ásia. coreiadosul
Muitos sul-coreanos estavam atentos pela televisão à chegada da juíza Lee Jung-mi ao tribunal, já que este é um dia histórico para o país. E se depararam com os bobs na cabeça da juíza-chefe do Tribunal Constitucional, uma das autoridades da Justiça mais respeitadas da Coreia do Sul.
O momento inusitado gerou comentários cômicos, mas também de reflexão nas redes. É comum que programas de humor façam piadas sobre a aparência das mulheres que trabalham em cargos de alta visibilidade, que exigem muito tempo e esforço. Além disso, muitos interpretaram este como um sinal de que a juíza realmente se dedica ao seu trabalho.
PRESIDENTE DESTITUÍDA
Acusada de extorsão, suborno, abuso de poder e vazamento de segredos de Estado, a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, de 65 anos, foi afastada do cargo na manhã de sexta-feira (noite de quinta no Brasil), após a decisão unânime dos oito juízes do Tribunal Constitucional. Com a medida, Park perde de imediato a imunidade e pode ser formalmente acusada pelo Ministério Público.
O pedido de afastamento foi protocolado pelo Parlamento, de maioria opositora, em dezembro do ano passado, quando a presidente se desculpou por ter confiado em sua amiga de mais de 40 anos, Choi Soon-sil, presa um mês antes e apontada como sua cúmplice, mas negou ter agido de maneira ilegal. Agora, a mandatária afastada pode ser interrogada pelos promotores ? o que ela se recusou a fazer repetidamente nos últimos meses.
Lee Jung-mi justificou a decisão afirmando que a corte acredita que Park abusou de seu poder e violou a Constituição para ajudar Choi a extorquir dinheiro através de suas fundações. Ela começou a sessão ? que durou menos de 20 minutos ? enfatizando que o tribunal tentou garantir um julgamento justo e resumiu os últimos meses de audiências.
? As infrações ocorreram de forma consistente ao longo de todo o mandato da presidente e a presidente não demonstrou intenção de defender a Constituição ? afirmou Lee. ? Espero que o veredicto de hoje ponha fim à divisão na opinião pública e pavimente o caminho para a harmonia e a cura. Oito presidentes afastados em processos de impeachment