
?Dvadtsat vosem panfilovtsev? (?Os 28 de Panfilov?, em tradução livre) se baseia em um incidente no qual uma unidade do Exército Vermelho, composta principalmente por cazaques e quirguizes, teria enfrentado uma coluna do Exército alemão em Dubosekovo, destruindo 18 tanques antes que todos os seus integrantes morressem. Em 1942, os membros do grupo receberam o título de Heróis da União Soviética, e foram homenageados com diversos monumentos, incluindo um na maior cidade do Cazaquistão, Almaty.
No entanto, investigações posteriores ? incluindo um relatório oficial compilado em 1948 por um juiz militar ? sugerem que o evento foi, no mínimo, exagerado, se não absolutamente fabricado. Ao menos seis soldados sobreviveram, e um deles, Ivan Dobrobabin, foi degredado por ?traição à pátria? após se render.
O relatório de 1948 foi divulgado pelos arquivos públicos em 2015, quando a produção do filme já havia começado. De acordo com o ?Moscow Times?, o produtor e codiretor Andrey Shalopa protestou, alegando que a divulgação dos documentos era ?uma tentativa de minimizar o heroísmo nacional que só serviria para enfraquecer os alicerces morais da sociedade?.
Com um orçamento de 34 milhões de rublos (cerca de R$ 1,735 milhão), captado por meio de financiamento coletivo, o filme chega às telas russas no dia 24 de novembro. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.