SÃO FRANCISCO – O Facebook quer que seus usuários vejam menos clickbaits enquanto navegam na rede social, por isso, a partir da próxima semana, esse tipo de notícia não terá o mesmo destaque que as outras, anunciou a companhia nesta quinta-feira.
A novidade é mais um passo no esforço da empresa para se estabelecer como o principal local da internet para quem busca notícias e atualizações dos amigos.
A rede social recebe milhares de reclamações diárias de clickbaits, que são títulos que intencionalmente retêm informação ou enganam o usuário para que clique no link, explicou Adam Mosseri, vice-presidente de gestão de produto para o Feed de Notícias.
No esforço para eliminar os clickbaits do site, o Facebook criou um sistema que identifica e classifica esses títulos. Ele será capaz de determinar quais páginas ou domínios da web postam grandes quantidades de clickbait, e vai rebaixá-los no Feed de Notícias, também chamado de timeline, onde aparecem atualizações de amigos, grupos e sites que a pessoa segue.
O Facebook atualiza, rotineiramente, o algoritmo do Feed de Notícias lugar no qual a maioria das pessoas veem as postagens no site para mostrar aos usuários conteúdos em que eles mais estão interessados e encorajá-los a passar ainda mais tempo na rede social.
O que nós esperamos é que isso crie incentivos para que as empresas postem menos clickbaits explicou Mosseri. Nós tentamos ser muito concretos sobre que nós definimos como clickbait.