BUENOS AIRES ? Em sua visita a Buenos Aires, em março passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeu-se a abrir novos arquivos em poder do governo americano que contenham informações sobre ações da última ditadura argentina (1976-1983). Nesta quinta-feira, o secretário de Estado americano, John Kerry, entregará os primeiros documentos ao presidente argentino, Mauricio Macri, segundo confirmou em coletiva na chancelaria argentina.
? No futuro, serão entregues mais (documentos) ? declarou Kerry, ao lado da ministra das Relações Exteriores argentina, Susana Malcorra.
Kerry disse que o relacionamento entre ambos países ?deve olhar para o futuro?, mas sempre sendo ?cientes das lições do passado?.
O secretário de Estado fez rasgados elogios ao governo Macri, defendeu as medidas econômicas adotadas recentemente ? entre elas um tarifaço que provocou profunda irritação social ? e mostrou-se confiante sobre o futuro da Argentina.
? Nosso relacionamento é saudável e ativo ? assegurou Kerry.
O secretário lamentou o atentado da última quarta-feira em Londres e disse que ?a violência só levará a mais violência?.