Toledo – Na sexta-feira ocorreu mais uma edição do Ecoponto Itinerante. A iniciativa, promovida por meio de uma ação intersetorial da Prefeitura de Toledo e capitaneada pela Secretaria do Meio Ambiente recolheu aproximadamente 25 toneladas de resíduos volumosos e materiais inservíveis na região do Jardim Coopagro.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Edemar Rockembach, a escolha do bairro foi uma medida de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. No último LIRAa Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti o bairro apresentava o risco de uma infestação devido ao alto volume de proliferação do mosquito. Edemar ainda completou dizendo que em bairros onde o Ecoponto foi realizado o número de imóveis infestados diminuiu consideravelmente.
Essa foi a segunda edição da atividade no Jardim Coopagro neste ano e a participação da população foi expressiva. Sete utilitários passaram nas ruas recolhendo os materiais depositados na frente das casas pelos moradores. A comunidade foi previamente avisada pelos agentes de combate às endemias sobre a ação. Edemar ainda reforçou que o sucesso do Ecoponto e o combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti dependem da população. A participação dos moradores é importante, fazendo com que a ação cumpra o seu papel de diminuir os locais propícios para a proliferação de doenças, comentou.