Cotidiano

Dengue cresce 7% no PR

Oeste tem 59 casos e 1.383 notificações

Foz – Com o início do verão, órgãos e autoridades de saúde intensificam alertas à prevenção ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. Boletim que acaba de ser divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde informa avanço de 7% no número de confirmações de dengue no Paraná em uma semana. No Oeste, os casos chegam a 59, desses 51 autóctones. O total de notificações é de 1.383. Em todo o Estado, o acumulado é de 319, desses 280 autóctones – no relatório interior eles somavam 298. Não há registro de óbitos pela doença no período. O estudo considera o início de agosto até o dia 20 de dezembro. 

A regional com o maior número de casos confirmados no Oeste é a de Toledo, com 28 (23 autóctones) e 311 notificações. A de Cascavel registra 24 casos (23 autóctones) e 465 notificações. Já na de Foz, são 7 casos (cinco autóctones) e 607 notificações. A liderança estadual, no período, é do município de Maringá, com 55 casos. A doença alcança 18 regionais de saúde e está presente em 70 municípios. De agosto até agora, a Sesa confirma cinco casos de chikungunya (um deles autóctone, em Mercedes), e um de zika (autóctone, em Paranaguá).

Com a chegada do verão, o governo estadual lança campanha de prevenção ao Aedes aegypti. Com o mote Se você não fizer a sua parte, ninguém vai fazer, as divulgações têm como objetivo mostrar os possíveis focos do transmissor e relembrar que a verificação e limpeza dos ambientes devem ser semanais.

“Estamos lançando a campanha em um momento em que a atenção deve ser dobrada. Contamos com a ajuda de todos os paranaenses para que o Paraná não enfrente novas epidemias da doença”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira. O alerta será feito e reforçado por peças publicitárias nos mais diversos veículos de comunicação.

Cidades em alerta

Recente estudo do Ministério da Saúde aponta situações de alerta para surto de dengue no Oeste. O maior risco está em São Miguel do Iguaçu. O alerta serve também para Nova Aurora, Formosa do Oeste, Jesuítas, Assis Chateaubriand, Guaíra, Capitão Leônidas Marques, Terra Roxa, Toledo, Santa Terezinha de Itaipu, Corbélia, Mercedes, Ouro Verde do Oeste e Palotina.