RIO – O caso de amor de Paola Muller com o tricô saiu do armário. Explica-se. A moça, que trabalha com desenvolvimento de produto para o mercado de moda há mais de duas décadas, resolveu, de dois anos para cá, vestir também a casa. E vestir muito bem. Ela comanda a produção de mantas de tricô que enfeitam, com um quê moderno e chique, sofás, poltronas e camas. São peças que acrescentam cores, desenhos e charme à decoração. Nada melhor do que se enroscar numa delas naquele friozinho de fim de tarde.
O tingimento das peças de 2mX1,10m ou 2,45mX1,50m é artesanal. As estampas vêm de suas pesquisas em livros, viagens e pela internet. A geometria ganha destaque, nas mais variadas cores. A inspiração para criar também vem das artes. Ela curte Friedensreich Hundertwasser, Sonia Delaunay e David Hockney.
Também já fiz uma coleção só de folhas pesquisadas em um livro de botânica. Não faço coleções fixas, mas várias séries. O importante é que todas têm uma textura muito agradável ao toque, o que é garantia de aconchego.
As peças podem ser usadas o ano todo. Paola explica que, no verão, produz mantas mais leves:
O peso e a numeração da máquina são diferentes. De acordo com a época do ano, o ponto pode ser mais grosso ou fino explica Paola.
Aos poucos, ela começou a variar. Passou a fazer também assentos para bancos, pufes, almofadas e alça para máquinas fotográficas. E aí fez também o caminho de volta para a moda: lançou espadrilles e bolsas de tricô, que têm alças de cordas náuticas e que podem ser usadas na praia.
No Rio, as peças de Paola são vendidas na Dona Coisa, na Papel Craft, na Guilha e na Trama Casa. Em São Paulo, desde o início, ela participa da Feira Rosenbaum, criado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum e por sua mulher, Cristiane Rosenbaum. O evento de decoração, design e moda acontece em São Paulo, mas já passou pelo Rio e por Belo Horizonte.
Boa parte do trabalho de Paola é divulgado através de sua conta no Instagram (@lolamuller). Lá, ela posta fotos enviadas por seus clientes, gente como Alex Atala e Fernanda Abreu. As imagens mais curtidas mostram bebês e animais envoltos em suas peças. Mas está lá também Gisele Bündchen sobre uma manta desenvolvida por Paola para a estilista Paula Raia. A peça aparece numa das imagens da campanha que Gisele fotografou para a Arezzo.
Quando não está às voltas com o tricô, Paola gosta de fazer ioga. É praticante há dez anos.
Apesar do meu negócio ser relativamente novo, a vida anda corrida. Mas quando quero relaxar, gosto de desenhar, pintar aquarelas, pesquisar…