Cascavel Boletim epidemiológico da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) confirmou 26 casos autóctones de dengue em Cascavel. número igual ao divulgado na semana passada. O balanço, que é divulgado semanalmente pelo Estado, traz ainda a informação de 644 casos suspeitos da doença no município.
Os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde acumulam 47 confirmações da doença 42 autóctones e cinco importados -, além de 917 notificações. A incidência da doença em Cascavel é de 8,31 casos a cada 100 mil habitantes. Por enquanto, o índice é considerado baixo, conforme o Ministério da Saúde.
Em todo o Paraná, foram confirmados 566 casos de dengue, 468 deles autóctones e 98 importados, além das 19.526 suspeitas.
CLIMA
Das 18 estações meteorológicas avaliadas pela Sesa com relação às condições climáticas favoráveis à reprodução e desenvolvimento de criadouros e dispersão do mosquito Aedes aegypti , três estavam com risco médio e 15 quinze com risco alto, incluindo Cascavel, que mais uma vez precisa redobrar o alerta quanto à proliferação do vetor.
Chikungunya e Zika
O balanço estadual mostra ainda a circulação da febre chikungunya e do zika vírus em todo o Estado. Conforme o boletim, o Paraná possui 22 confirmações de chikungunya e três de zika. Em Cascavel, não há nenhum caso positivo das duas doenças, com registros apenas de 86 e 155 notificações, respectivamente.