
Os repórteres do “Times”, da CNN e do Politico não foram autorizados a entrar no gabinete da Ala Oeste do porta-voz Sean Spicer. Assistentes permitiram a entrada de repórteres de apenas um grupo de organizações de notícias escolhidas a dedo que, segundo a Casa Branca, haviam sido previamente confirmadas para participar: o site “Breitbart News”, a One America News Network e o “Washington Times”, todas com tendências conservadoras populistas. Jornalistas da ABC, CBS, “Wall Street Journal”, Bloomberg e Fox News também participaram.
“Nada como isso aconteceu na Casa Branca em nossa longa história de cobrir várias governos de diferentes partidos”, disse Dean Baquet, editor-executivo do “Times”, em um comunicado. “Protestamos fortemente contra a exclusão do ‘New York Times’ e das outras organizações de notícias. O livre acesso da mídia a um governo transparente é obviamente de crucial interesse nacional.”
A Associação dos Correspondentes da Casa Branca, que representa o corpo de imprensa em contato direto com o governo, repreendeu rapidamente as ações.
“A associação está protestando fortemente contra a forma como o silenciamento de hoje está sendo tratado pela Casa Branca “, disse o presidente da associação, Jeff Mason, em um comunicado. “Nós encorajamos as organizações que foram permitidas a compartilhar o material com os outros na imprensa que não foram. O conselho discutirá isso com o pessoal da Casa Branca.”
ATAQUES REPETIDOS
A ação ocorreu horas após Trump atacar a imprensa em um discurso na Conferência da Ação Política Conservadora.
? Você não pode permitir que (os jornalistas) utilizem fontes a menos que mencionem o nome de alguém ? disse. ? Uma fonte disse que Donald Trump é um ser humano horrível. Pois que me digam na cara. Que não haja mais fontes.
O presidente mostrou-se irritado com as reportagens atribuídas a fontes anônimas, em especial aos numerosos informes sobre contatos entre seus colaboradores e os russos, que a Casa Branca rejeitou energicamente. A reportagem do “Times” usou nove fontes sob anonimato.
? Há três dias eu disse que eles são inimigos do povo, e eles são. Eles falaram em nove fontes e não citaram uma nominalmente. Eu sei com quem eles falam.
Durante os dez minutos em que falou sobre o tema, o presidente americano disse ainda que não se oporia a toda a imprensa, mas só ?aos meios de notícias falsas?.
? As notícias falsas não dizem a verdade. Não representam o povo. Nunca representarão o povo e faremos algo a respeito.