Cotidiano

Campeonato brasileiro de drones é a primeira atração da Campus Party

INFOCHPDPICT000064660970

SÃO PAULO ? A décima edição da Campus Party, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do país, começa para valer nesta quarta-feira com uma extensa programação de palestras e atividades. E ainda há ingressos para quem quer participar dessa espécie de festival nerd, que se estende até domingo em São Paulo. Uma das principais atrações desta quarta, no entanto, vai acontecer na área gratuita do evento: o primeiro campeonato brasileiro de drones.

Campus Party 31.01

São 32 ?pilotos? de drones, que disputarão uma espécie de treino classificatório, que definirá as posições de largada para a grande disputa final, marcada para sábado. Entre os pilotos há duas mulheres, uma mineira de Belo Horizonte e uma mexicana.

Atrações das áreas gratuitas, como esta, estão programadas para ocorrer a partir das 10h da manhã, e vão até as 20h em áreas específicas dentro do pavilhão de exposições do Anhembi.

Os campuseiros, nome dado às pessoas que acampam nas barracas dispostas dentro da feira durante os seus cinco dias de duração, esperam ansiosos pela corrida. Entre eles estão quatro alunos do ensino técnico de informática do Instituto Federal Fluminense (IFF), de Campos de Goytacazes. Acompanhados do professor Luiz Carlos Garcez, de 49 anos, os jovens de 17 anos ? Mariana Farias, Hyasmim Boechat, Pedro Henrique e André Souza ? ganharam a viagem à São Paulo e as entradas na Campus Party como prêmio por terem vencido um concurso de criação de games na escola.

? O aprendizado em sala de aula é primordial, mas fora dela conseguimos agregar muito valor ao ensino ? disse Garcez, orgulhoso de estar acampado ao lado dos alunos.

Garcez, aliás, chamava atenção no pavilhão do evento, devido à sua idade ? a faixa etária dos cerca de 8 mil campuseiros esperados este ano varia de 18 a 25 anos.

Embora a grande maioria deles pague os R$ 240 cobrado pelo ingresso para ter acesso à conexão de internet de 40 gigas, que possibilita velocidade muito rápida para fazer downloads e jogar games online, há também aqueles que vão à Campus Party pelas palestras.

João Victor, de 20 anos, é um assíduo frequentadores de apresentações como esta. Ele estuda design de games, um curso superior com duração de quatro anos.

? Quero ter um canal do YouTube sobre games e sei que existem muitos canais deste tipo, por isso aqui é um local em que eu posso ver ótimas palestras sobre o assunto e me capacitar para fazer algo diferente ? disse Victor, que participa de sua segunda Campus Party.

Perguntado sobre se aproveitará algum tempo livre para experimentar a internet super veloz e a aglomeração de nerds jogando games para testar com eles as habilidades, ele sorri e admite que sim.

? As noites aqui na Campus são muito animadas. Esse é um bom horário para jogar ? afirmou, acrescentando que, na edição do ano passado, dormiu apenas três ou quatro horas por noite.

A programação de palestras terá início nesta quarta-feira. A abertura do palco principal será feita por Dado Schneider, doutor em comunicação, autor do termo ?digiriatria?, uma mistura de digital e geriatria, e que falará que conhecimento não tem idade. Também fará sua apresentação o cientista-chefe da ONG SENS Research Foudation (dedicada à pesquisa biomédica), o americano Aubrey de Grey. Ele estuda uma técnica de reparação de tecidos destinada a rejuvenescer o corpo humano, o que, segundo ele, permitirá que as pessoas vivam até mil anos ? uma ?vida útil indefinida?.

Na programação do evento nos próximos dias, falarão ao público do evento o grafiteiro Eduardo Kobra, a astrofísica brasileira Duilia de Melo; Andres de Leon, chefe de operações da Hyperloop Transportation Technologies; e Mitch Lowe, presidente executivo do MoviePass e um dos executivos fundadores do Netflix.