Cascavel – A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) informa que 98% das 9,2 milhões de cabeças de gado e búfalos em todo o Estado foram imunizadas durante a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorrida no mês passado.
Para o gerente de saúde animal da Adapar em Curitiba, Rafael Gonçalves Dias, o resultado foi satisfatório.
Atingimos a meta com índices satisfatórios. Mas os pecuaristas dos 2% que não foram imunizados devem procurar o escritório da Adapar mais próximo, disse.
Na regional de Cascavel, a meta era imunizar 900 mil cabeças em 28 municípios. Somente em Cascavel foram vacinados 94,7% dos 86.470 mil bovinos e bubalinos.
Como choveu muito nas últimas semanas, não conseguimos fazer as visitas em quem não imunizou, mas iremos às propriedades, afirmou a veterinária da Adapar em Cascavel, Luciana Regina Monteiro.
Quem não vacinou sofrerá auto de infração e multa após a avaliação. A multa é de R$ 799 para as propriedades com até dez animais e R$ 79,90 por cabeça acima de dez animais.
O escritório não fecha no fim de ano, apenas nas datas comemorativas. Por isso, pedimos para que os produtores nos procurem para regularização, frisa Monteiro.
(Com informações de Eliane Alexandrino)