
A carta, assinada pelo diretor de integridade de produtos da Apple, Steve Kenner é datada de 22 de novembro e foi postada no site da agência. O documento não dá detalhes sobre o projeto, mas diz que a empresa ?está investindo pesadamente em estudos sobre como máquinas aprendem e automação?, além de estar ?entusiasmada com o potencial de sistemas de automação em várias áreas, incluindo transporte?.
A carta vem à tona num momento em que o governo Obama corre contra o tempo para estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma, uma vez que empresas de diferentes segmentos têm de dedicado a isso. O projeto da Alphabet, holding da Google, está avançado. Já foram feitos testes por 3,2 milhões de quilômetros. A General Motors, por sua vez, comprou, por US$ 1 bilhão, a Cruise Automation, com o objetivo de iniciar um projeto nessa linha.
A Apple vem trabalhando num programa para desenvolvimento de veículos ? o Projeto Titã ? há alguns anos, mas nunca havia confirmado a iniciativa publicamente. Tanto o jornal americano ?Wall Street Journal? como o britânico ?Financial Times? publicaram este ano reportagens sobre a existência do projeto, que reúne centenas de empregados da empresa. Mas, como a compahia nunca deu detalhes sobre seu escopo, não se sabia em que estágio de desenvolvimento ele estava.
Inicialmente, a intenção da empresa era desenvolver um carro completo, mas, recentemente, o foco foi revisto e está centrado no desenvolvimento de softwares e sistemas para direção autônoma.