Cotidiano

?Samper é um aliado de Maduro?, diz Capriles

CARACAS ? O opositor venezuelano Henrique Capriles acusou nesta terça-feira o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, de ser um “aliado” do presidente Nicolás Maduro e não de uma saída para a crise no país.

? O senhor Samper é um aliado de Maduro. O senhor Samper não é um aliado dos venezuelanos ou de uma solução para a crise ? disse Capriles à imprensa.

O dirigente respondeu nestes termos ao ser consultado sobre a mediação internacional realizada na Venezuela pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Capriles reafirmou que “há desconfiança” também em relação ao trabalho do ex-chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, que lidera a missão integrada pelos ex-presidentes Martín Torrijos (Panamá) e Leonel Fernández (República Dominicana).

O líder opositor afirma que o ex-presidente espanhol tem reservas sobre o referendo para revogar o mandato de Maduro, cuja popularidade afunda com o agravamento da crise econômica.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) exige que o referendo se realize este ano, o que o governo considera impossível diante dos trâmites legais.

Caso a consulta se realize antes de 10 de janeiro próximo e Maduro perca, haverá eleições antecipadas, mas após este prazo assume o vice-presidente chavista Aristobulo Isturiz.