MUNIQUE ? O atirador que matou nove pessoas e feriu outras 27 em um shopping de Munique pode ter atraído suas vítimas com um post no Facebook sobre uma oferta falsa de lanche gratuito no McDonald´s. Ele foi identificado por alguns veículos britânicos como Ali Sonboly, um jovem alemão-iraniano de 18 anos. O nome não foi confirmado pelas autoridades. Munique
A polícia está investigando uma página no Facebook falsa, que teria anunciado uma oferta especial para jovens no McDonald´s da rua Hanauer, às 16h, na sexta-feira.
Imagens mostram um homem armado do lado de fora de um McDonald´s que seria na mesma rua do anúncio, disparando contra várias pessoas. Logo depois, ele segue para o shopping Olympia, onde continua o ataque.
De acordo com as últimas informações policiais, o atirador recebeu tratamento psiquiátrico e provavelmente agiu sozinho, sem vínculos com o Estado Islâmico (EI). Ele carregava mais 300 balas em sua mochila quando foi encontrado morto mais tarde com um ferimento a bala.
Após uma busca da polícia no quarto do atirador, o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrae, descartou uma ligação islamita nas mortes.
? Com base nas buscas, não há indicação alguma de uma conexão com o Estado Islâmico ou com a questão dos refugiados ? disse Andrae em uma entrevista coletiva.
A polícia encontrou artigos e recortes de jornais sobre ataques e autores de chacinas, indicando que ele poderia ter fascínio por tiroteios em massa.