O Comitê Olímpico da Bielorrússia (NOC) classificou como ?insalubres? as instalações dos atletas na Vila Olímpica, um dia depois de a delegação australiana deixar a hospedagem do Rio-2016 com críticas ao sistema de água e de eletricidade. Por isso, o NOC vai acomodar os atletas que já estiverem no Rio em outro lugar ?até que os apartamentos estejam completos?. Em postagem no site oficial do comitê, as autoridades do esporte bielorrusso ressaltaram que, apesar da vila estar aberta oficialmente, ainda ?há muito trabalho a ser feito pelo Comitê Organizador para torná-la habitável?.
No começo da semana, a chefe da delegação australiana, Kitty Chiller, afirmou que a vila ?não era segura?, por isso os australianos se mudariam dali até a quarta-feira, quando estariam concluídos os serviços de conserto e de limpeza que contrataram. No mesmo tom, os suecos deixaram o local na noite de segunda-feira depois de relatarem entupimentos e falhas nas trancas das portas. O Comitê Organizador promete a Vila Olímpica perfeita até quinta-feira.
Os bielorrussos reclamam da falta de água quente, do mal funcionamento do sistema de esgoto e da sujeira em pisos, janelas e escadas. A delegação agora trabalha ?24h por dia? para normalizar as condições dos apartamentos enquanto a maioria dos atletas não viaja ao Rio: a equipe de apoio médico ajustou a posição para atender os competidores já em solo brasileiro e os gerentes do time nacional equipam a acomodação, de acordo com o texto do comitê, que acompanha fotos dos problemas apontados.
Seções de emergência para os chefes das delegações são feitas diariamente para dar conta do trabalho realizado, registra o comunicado, que traz um pedido de desculpas pelas ?perturbações? geradas com a decisão.