Cotidiano

Inovador, mercado digital exige um novo perfil de profissional

Em 1996, quando entrava no ar a primeira versão on-line de O GLOBO, a internet brasileira se resumia a 1 milhão de usuários. Hoje, a rede contabiliza mais de 100 milhões de pessoas conectadas, número esse que cresce à velocidade da luz. Ao longo desses 20 anos, as mudanças que revolucionaram a forma de veicular a informação também transformaram o mercado de trabalho, que se tornou cada vez mais dinâmico. Esse novo cenário requer profissionais atualizados e preparados para lidar com avanços da tecnologia. Quem vai contra essa onda assume o risco de perder espaço no mercado de trabalho.

As instituições de ensino, responsáveis por formar ou reciclar profissionais, não deixam de ser atingidas por essa transformação avassaladora. O papel delas também mudou drasticamente. Isso porque, assim como o mercado profissional, os alunos também mudaram de perfil. Conectados full time nas redes sociais, eles se comunicam via aplicativos de mensagens e transmitem vídeos pelo celular. Com uma trajetória marcada pela inovação e com a premissa de aproximar ao máximo os alunos do mercado, o Senac RJ encara os desafios propostos, ao se conscientizar de que seus cursos precisam ter a forma e o conteúdo do século XXI.

– A educação precisou se transformar para acompanhar um cenário em constante evolução. Dessa maneira, é preciso pensar em conteúdos dinâmicos e formatos inovadores, que estimulem o aprendizado na prática, valores fundamentais da nossa filosofia – explica Maria Eduarda Varela Schindhelm, Gerente de Produtos Educacionais do Senac RJ.

O Laboratório de Prática Profissional (LPP) é uma das iniciativas que exemplificam a filosofia do Senac RJ citada por Maria Eduarda, na qual a vivência profissional do aluno já começa em sala de aula. O projeto LPP é desenvolvido em parceria com grandes empresas em diferentes segmentos do mercado.

Nos ambientes de aprendizagem do Senac RJ, profissionais dessas organizações apresentam questões recorrentes aos alunos. As empresas acompanham e avaliam o desempenho feedbacks mais eficientes, muito além do que a teoria pode alcançar.

Seguindo a mesma lógica de entregar ao mercado um profissional mais preparado, o Senac RJ desenvolve em seus cursos vivências dos alunos dentro das empresas, como conta Maria Eduarda:

– Trata-se de um mini estágio não remunerado, no qual o aluno desempenha a função de assistente na sua área, em uma empresa real, durante uma semana. Funciona como uma degustação, uma forma de conhecer a rotina e a dinâmica da empresa. Esse aprendizado é valiosíssimo para quem busca o primeiro emprego ou quer mudar de segmento de atuação, por exemplo.

Novas tecnologias, novos cursos

Manter-se em dia com as tecnologias atuais é um desafio e tanto. Para isso, o Senac RJ conta com uma equipe de mais de 2 mil docentes e especialistas, em contato permanente com sindicatos, organizações de classe e iniciativas voltadas para a inovação em todo o Brasil.

Ferramentas digitais como Skype, Google Drive e o uso remoto de softwares facilitam o aprendizado e servem de apoio para conteúdos dinâmicos em todos os cursos oferecidos pelo Senac RJ.

Muitas vezes, a evolução tecnológica pauta a criação de novos cursos oferecidos pela instituição em diversas áreas. Entre eles, destacam-se cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico para Mídias Sociais e de Design de Interação.

O primeiro é dedicado a quem deseja explorar plenamente o potencial das redes sociais, conectando marcas e pessoas. Já a pós-graduação em Design de Interação capacita especialistas para fornecer soluções interativas digitais, tendo como foco o usuário. 

Vitrine de talentos

Neste exato momento, o Senac RJ apresenta ao mercado os talentos resultantes de todo esse investimento em inovação e no ensino focado na prática. Isso ocorre por meio de uma competição que reúne alunos e ex-alunos de 39 Unidades da instituição em todo o estado.

Talentos Senac 2016, o maior desafio de educação profissional do Rio de Janeiro compreende 28 profissões diferentes e reúne 30 mil participantes. A competição começou em junho e vai até novembro. No final, 84 alunos sairão vencedores.

Entretanto, mais que eleger vencedores, o objetivo do Talentos é mostrar às empresas, que necessitam de mão de obra altamente qualificada, que os profissionais do futuro já existem e foram preparados pelo Senac RJ, instituição que está no mercado há 70 anos.