Cotidiano

'O caminho é a reinvenção', diz Michel Lent

Poucas indústrias foram tão afetadas pela revolução digital
quanto a de mídia. Para os antigos players, qual é o caminho: se adaptar
ou se reinventar?
Eu acho que, na realidade, praticamente
todas as indústrias e todas as áreas da sociedade moderna estão sendo
afetadas pela revolução digital, incluindo a política. O caminho é a
reinvenção. Uma adaptação efetiva só acontece num processo de reinvenção
verdadeiro. A questão é se as empresas e instituições terão condições
de chegar do outro lado ou se serão simplesmente substituídas por novas
propostas. Acredito que teremos os dois cenários. Empresas que terão
capacidade de reinvenção e o aparecimento de novos entrantes e novas
instituições.
Para as empresas ?tradicionais?, como concorrer com as empresas nativas digitais?
O
desafio é se descolar do legado. Em se tratando de conteúdo, as
empresas tradicionais ainda têm uma credibilidade enorme. Elas precisam
acelerar seus processos de reinvenção separado a sua marca (seu nome) de
seu modus operandi. Vamos tomar como exemplo O GLOBO. Não me restam
dúvidas de que ele continua tendo uma credibilidade enorme. O desafio é
adaptar seu modelo de funcionamento, receita e despesas, ao novo
cenário. Como fazer isso? Muitas empresas estão criando novas unidades
ou novas empresas dentro de casa. São entidades com uma estrutura de
custos e modelo de receita completamente novos que carregam a marca
antiga, que traz a credibilidade. É um processo de reinvenção e criação
de uma empresa nativa digital dentro de casa, transferindo para esta
nova empresa a credibilidade que o “tradicional” construiu.
A
indústria da música, de certa forma, foi uma das primeiras a sofrer com
a disrupção digital. Ela mostrou caminhos que podem ser seguidos pelas
outras mídias?

Acho o processo de
reinvenção muito particular para cada indústria. Não dá pra fazer uma
comparação direta. O que podemos aprender da indústria da música é que
há sim uma solução do outro lado do túnel e que é possível fazer um
processo de reinvenção. Mas este processo não preserva o status quo. Ele deixa pelo caminho muita gente e receitas vultuosas.
Em relação ao mercado publicitário, existe como disputar com Google e Facebook?
Acredito
na disputa baseada no conteúdo de qualidade. Bons produtos de conteúdo
vão continuar atraindo marcas. O negócio do Facebook e do Google está
calcado principalmente no volume e na segmentação. Contra isso, não vejo
forma de se competir.