Cotidiano

Explosão de carro-bomba deixa 22 mortos em Benghazi, na Líbia

BENGHAZI, Líbia ? A explosão de um carro-bomba deixou 22 mortos e 20 feridos na cidade de Benghazi, na Líbia. O ataque suicida contra forças de segurança foi confirmado por autoridades locais e por equipes médicas. O atentado foi reivindicado pelo Conselho da Shura Revolucionária, uma coalizão de milícias islâmicas que atua na região.

O ataque atingiu uma área residencial do distrito de Guwarsha, cena de confrontos entre as forças de segurança leais ao governo do Leste, a aliança islâmica e outros oponentes.

Embora já tenha havido outros bombardeios recentes, o número de vítimas fatais não costuma ser tão alto como o desta terça-feira.

Benghazi vem sendo palco de episódios violentos desde que o comandante do Leste, Khalifa Haftar, lançou uma campanha contra o Conselho da Shura Revolucionária há dois anos. As forças de Haftar ? o alvo deste ataque ? vêm avançando sobre diversas áreas da cidade nos últimos meses, mas não têm o controle total do território.

Estas tropas são aliadas ao governo baseado no Leste da Líbia desde 2014, quando grupos armados estabeleceram uma administração na capital do país, Tripoli.

Um governo de união nacional, apoiado pelas Nações Unidas, se estabeleceu em Tripoli neste ano. No entanto, Haftar e o governo do Leste rejeitam a nova liderança, que busca pôr fim aos conflitos internos do país.