RIO – As três empresas de pequeno porte que subiram ao pódio no levantamento do Instituto Great Place to Work comemoram muito a notícia. O primeiro lugar ficou com a Cefet Jr., empresa sem fins lucrativos gerida apenas por alunos do Cefet.
Por sermos uma empresa júnior, todas as ações e decisões tomadas pela diretoria são voltadas para o desenvolvimento dos membros, sempre prezando pelo crescimento técnico e pessoal dos mesmos. Olhar para os membros como se fossem um cliente da empresa torna a tomada de decisão rotineira mais fácil, já que conseguimos alinhar as expectativas de ambos os lados e colocar a satisfação dos colaboradores em primeiro lugar, do mesmo jeito que buscamos fazer com os clientes. Com os membros satisfeitos, os resultados externos positivos são consequências naturais afirma o vice-presidente Victor Martins.
A retração econômica está alavancando ainda mais o trabalho dos alunos:
A crise está mais auxiliando do que atrapalhando. Por termos um preço abaixo do mercado de consultorias do mercado sênior, bem como por existirem diversas empresas com resultados ruins, estamos com uma demanda de projetos muito grande. Isto favorece a satisfação dos membros, que aprendem por meio da execu- ção de projetos e da execução das tarefas de áreas internas afirma Martins.
Já para o Zoom, um site comparador de preços e produtos, o não apego ao sistema formal é a diferença que levou a empresa ao segundo lugar no ranking.
Temos espaço para descontração com videogame e mesa de sinuca. Em toda a primeira sexta-feira do mês temos um happy hour. Além disso, os funcionários podem trabalhar de bermuda explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom, que salienta que esta liberdade é algo que faz parte da cultura, numa estrutura sem paredes entre os funcionários.
No terceiro lugar, a Lumis, criadora de portais, orgulha-se de, mesmo sem um programa ou política formalizados, ter funcionários que acompanham a empresa desde o início.
Temos líderes que come- çaram como estagiários e hoje ocupam uma posição de gestão. Prezamos pelo crescimento profissional de nossos colaboradores. Acreditamos que isso se deve ao fato de nossos valores serem trabalhados dia a dia e à relação próxima que os diretores mantêm com o corpo operacional afirma a diretora de operações da Lumis, Gilene Oliveira.
Confira a lista completa:
1 – Cefet Jr. Consultoria
2 – Zoom
3 – Lumis
Demais premiadas em ordem alfabética:
BS Tecnologia
Grupo Comunique-se
Hiperbárica Hospitalar
Pinamak
Sinax Soluções Integradas