Cascavel – Até dezembro deste ano, o Paraná deve confirmar 5.260 casos de câncer de próstata, diagnosticados desde janeiro, conforme aponta a estimativa anual do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Esses valores correspondem a um risco estimado de 95,36 casos novos a cada 100 mil homens.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, com mais de 61 mil novos casos neste ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, que deve atingir 175 mil de brasileiros, 80.850 casos somente em homens. Conforme o Inca, em valores absolutos é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente entre o sexo masculino, representando 10% do total. Estima-se ainda que do total de novos casos, 13.772 óbitos sejam registrados no País até o fim de 2016.
Em comparação a outros estados, o Paraná é o quinto com a maior incidência de casos em 2016. São Paulo lidera o ranking, com estimativa de 12.730 confirmações durante todo este ano. Em seguida estão Rio Grande do Sul (6.000) e Minas Gerais (5.920).
O câncer de próstata é considerado, mais do que qualquer outro tipo, uma doença da terceira idade, já que ¾ dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A evolução dos métodos diagnósticos, a melhoria na qualidade dos sistemas de informação e o aumento na expectativa de vida, tem contribuído para o número maior de pacientes. No entanto, em algumas situações, o câncer de próstata não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem, o que não reduz a importância da realização de exames.
Rastreamento
A principal orientação de médicos oncologistas, que é destaque neste Dia Nacional da Saúde, comemorado hoje, é a prevenção. A data lembra da importância da prática de exercícios físicos em conjunto com hábitos alimentares saudáveis. Já em relação aos cuidados para evitar doenças graves, como o câncer, orientações mais específicas são repassadas pelos profissionais.
De acordo com o Inca, o método mais eficaz e seguro para a prevenção da saúde do homem é a realização de exames de rotina, como o toque retal e a dosagem de PSA. Para um resultado exato, é indicado que os dois exames sejam feitos, já que um complementa o outro.
São Paulo 12.730
Rio Grande do Sul 6.000
Rio de Janeiro 5.970
Minas Gerais 5.920
Paraná 5.260
Brasil 61.200
Agosto Azul incentiva a prevenção
A campanha Agosto Azul, lançada nesta semana em todo o Paraná, pretende cuidar ainda mais da saúde do homem e incentivar a busca por exames. Em vários municípios paranaenses, as Unidades Básicas de Saúde atendem até 31 de agosto em horário diferenciado, especialmente à noite, para que os trabalhadores possam ter acesso às ações. Entre as principais estão a aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre a necessidade dos exames que detectam qualquer alteração na próstata, doença que somente no Oeste já vitimou 1.559 homens, conforme dados mais recentes do Inca.