Esportes

Cerimônia de abertura marca hoje o início oficial dos Jogos

Faz parte da programação o desfile das delegações dos 205 países participantes

Ponto alto de toda edição dos Jogos Olímpicos, a abertura oficial da Rio 2016 apresentará o Brasil para o mundo na cerimônia marcada para iniciar às 20h desta sexta-feira, no Estádio do Maracanã. O evento irá durar até por volta das 23h30 e terá transmissão ao vivo por rede aberta de televisão.

Faz parte da programação o desfile das delegações dos 205 países participantes. A pentatleta pernambucana Yane Marques será a porta-bandeira da equipe do Brasil, que terá 462 atletas (209 mulheres e 253 homens), sua maior da história e atrás apenas dos Estados Unidos (575) nesta edição. Os brasileiros serão os primeiros a desfilar, logo após a equipe formada por 10 refugiados que competirá sob a bandeira olímpica. Destaque para os cascavelenses da canoagem no Time Brasil. Os canoístas Ana Paula Vergutz e Roberto Maehler nasceram na cidade, enquanto Vagner Jr Souta foi formado no esporte no Lago Municipal e, com sua família, adotou Cascavel para viver.

Já a festa de abertura, com a promessa de ser “a maior já realizada no Brasil”, terá cinco mil voluntários e 300 dançarinos profissionais em cena, além de 500 músicos de 12 escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. O espetáculo abordará temas como a ocupação do Brasil, desde os tempos de mata aberta até a urbanização da terra. Também serão utilizados mais de dois mil canhões de luz e três mil quilos de fogos de artifício.

Cantores consagrados da música popular nacional como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Elza Soares farão apresentações no palco, que receberá ainda novos nomes musicais, como Anitta, Wesley Safadão, Ludmilla e a revelação mirim MC Soffia. As modelos Gisele Bündchen e Lea T e as atrizes veteranas Fernanda Montenegro e Judi Dench também farão parte da atração, bem como o coro de crianças do Projeto More, ONG que oferece atividades educacionais e sociais a crianças em Niterói. Elas cantaram a versão em inglês do Hino Olímpico, que foi composto pelos gregos Spiros Samara e Hostis Palamas para os primeiros Jogos da Era Moderna (1896).

Pira Olímpica

Após passar por mais de 300 cidades do País, a chama olímpica chegará ao seu destino nesta sexta-feira. Entretanto, que acenderá a pira no Maracanã ainda é mistério. O nome cogitado é o de Pelé, mas nesta semana ele disse que isso pode não acontecer, devido a contrato com um de seus patrocinadores, mas que ele buscaria uma brecha. A impossibilidade pode ser apenas uma tentativa de mistério quanto ao nome de quem vai acender a pira, que costuma ser um segredo revelado apenas no momento do acendimento.