Com a estreia na Taça Rio antecipada para o dia 9, contra o Volta Redonda, o técnico Jair Ventura deve pôr o que tiver de melhor em campo neste jogo. A partida estava marcada para o dia 12, a apenas dois dias da estreia do Botafogo na fase de grupos da Libertadores, contra o Estudiantes, no dia 14, no Engenhão.
Com intervalo maior entre as duas datas, Jair Ventura poderá fazer os últimos ajustes no time alvinegro para o torneio continental. Como o time ficou fora das semifinais da Taça Guanabara, o Botafogo terá tempo para recuperar os jogadores do desgaste do início da temporada.
A última vez que esteve em campo foi no último dia 22, na classificação sobre o Olímpia. Na Taça Guanabara, Jair poupou os principais jogadores por causa da Libertadores. A única exceção foi, justamente, na estreia. Neste ano, o técnico ainda não repetiu uma escalação sequer.
Diante do dilema de poupar jogadores e priorizar a Libertadores, Jair Ventura está perto de readquirir uma peça importante. Principal reforço do Botafogo para esta temporada, o meia argentino Motillo está evoluindo bem da lesão que sofreu na panturrilha direita ainda na primeira partida contra o Olimpia. A expectativa é de que ele tenha condições de jogo contra o Estudiantes.