SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira que começa hoje uma reunião com técnicos do Tesouro que revelará “a programação orçamentária” da qual sairá a decisão sobre se haverá aumento de impostos. Esse encontro, que ocorrerá em Brasília e terá a participação de Meirelles, termina dia 22.
? Não dá para dizer se haverá ou não aumento de impostos. Temos de esperar os números. Quando eu tiver a resposta vou anunciar, esse é meu método de trabalho ? disse ele a jornalistas após ser perguntado sobre se o governo aumentará o IOF sobre operações cambiais. ? Se for necessário vamos aumentar ? concluiu.
Meirelles esteve em São Paulo durante esta manhã para participar de seminário sobre o sistema previdenciario.
Depois de dois dias de reuniões com parlamentares de diferentes partidos para falar sobre a reforma da Previdência, ele frisou que a mudança do sistema previdenciario “não é um objeto de decisão é uma necessidade”.
Ele entrou em detalhes da reforma, os quais classificou de temas que geram as discussões mais “calientes”, como a defesa dos parlamentares para regimes diferenciados a cada categoria de trabalhador, a igualdade entre idades para aposentadoria de homens e mulheres, e a aposentadoria rural.
? É uma discussão infindável. Aí eu pergunto para os parlamentares: quem vai decidir isso? E digo: são os senhores. Não é uma discussão fácil, mas a principio todos serão enquadrados nas mesmas regras.