SÃO PAULO – A Ultrapar informou neste domingo que sua subsidiária Ipiranga acertou a aquisição da distribuidora de combustíveis Ale por R$ 2,17 bilhões, com o objetivo de complementar sua rede na região nordeste, onde possui menor participação de mercado. A Ale possui uma rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, enquanto a Ipiranga detém 7.241 postos e rede de 1.919 lojas am/pm.
?A rede Ale, com sede em Natal (RN), tem forte presença no Nordeste e complementa geograficamente a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesses mercados em relação ao restante do país e tem focado seus investimentos nessa região?, disse a Ultrapar em comunicado.
A combinação com a Ale também proporcionará maior escala operacional e maior eficiência logística, segundo a Ultrapar. O negócio está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e de acionistas da Ultrapar.
O valor a ser pago pela Ale terá dedução da dívida líquida da companhia, no fim do ano passado, e será sujeito a ajustes de capital de giro e endividamento na ,data do fechamento da transação. O endividamento líquido da Ale era de R$ 737 milhões de reais no fim de dezembro de 2015.
A Ale encerrou 2015 com receita de R$ 11,4 bilhões e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 275 milhões de reais.