Esportes

Golden State vence Oklahoma e fará a final da NBA contra o Cleveland

Nada é impossível para o Golden State Warriors. Depois de estar perdendo a série final da Conferência Oeste por 3 a 1, o time do técnico Steve Kerr conseguiu uma virada que parecia impossível e se garantiu na final da NBA ao derrotar o Oklahoma City Thunder por 96 a 88, na noite desta segunda-feira, em Oakland. Assim, o time de Stephen Curry e Klay Thompson fechou a série em 4 a 3, contrariando todas as estatísticas possíveis. O adversário na final será o Cleveland Cavaliers, campeão da Conferência Leste.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito. Até a virada do Warriors, apenas 3,9% dos times que haviam disputado um playoff e sairam perdendo de 3 a 1 conseguiram virar para 4 a 3. Ou seja, de 232 disputas, somente nove equipes haviam conseguido a virada. O time de Kerr é apenas o décimo a conseguir isso.

Em um ano em que o Warriors conseguiu quebrar o recorde de vitórias da temporada regular que pertencia ao Chicago Bulls de 1995-96, o time agora vai em busca de outro feito. Tentará vencer o título da NBA depois de conseguir uma virada dessas como contra o Oklahoma. Em 1995, o Houston Rockets perdia por 3 a 1 para o Phoenix Suns nas semifinais da Conferência Oeste, mas conseguiu a virada. Depois passou por San Antonio Spurs e foi campeão ao varrer o Orlando Magic por 4 a 0 na decisão.

– Você aprecia como é duro voltar até aqui. É preciso ficar agradecido com essa conquista e esperamos conseguir mais quatro vitórias – disse o craque Stephen Curry.

MVP da temporada regular, Curry mais uma vez brilhou na série ao marcar 36 pontos. Ele cravou sete bolas de três pontos, finalizando a série com 32 arremessos certeiros da linha de três pontos, um recorde nos playoffs da NBA. Curry ainda pegou cinco rebotes e deu oito assistências. Com 21 pontos e cinco rebotes, Klay Thompson foi outro destaque da partida.

– Nós sobrevivemos quando estávamos com a água na altura do pescoço. Fomos capazes de virar e agora temos que seguir em frente – disse Kerr.

Na decisão, o Warriors reencontrará o Cleveland Cavaliers de LeBron James. Na final do ano passado, Curry e cia derrotaram o rival por 4 a 2 e conquistaram o título da NBA. O time agora vai em busca do bicampeonato. O primeiro jogo será nesta quinta-feira, em Oakland.