Cotidiano

Campanha atende mais de 2,5 milhões de pessoas no Paraná

No total de cinco anos, o Provopar recebeu 805.591 cobertores, 8.440 colchões e mais de 2,5 milhões de peças de roupas

Cascavel – Os números expressivos alcançados pela campanha Espalhe Calor são comemorados pelo Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). Em cinco anos subiu de 144 para 227 o número de municípios atendidos no Estado e, consequentemente, o total de famílias beneficiadas pela iniciativa.

“São mais de 2,5 milhões de pessoas atendidas. Estamos lançando a campanha 2016 e temos como prioridade atender municípios com menor IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] e baixas temperaturas”, destaca a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski.

Carlise, que é natural de Cascavel, retornou à cidade onde recebeu ontem Voto de Louvor e Congratulações na Câmara de Vereadores pelos relevantes serviços prestados às famílias paranaenses em vulnerabilidade social.

A presidente do Provopar Estadual atribui o sucesso com arrecadações à solidariedade da população. “O ideal é que fizéssemos doações antes do inverno para que quando o frio chegue, as famílias já estejam agasalhadas, mas o povo paranaense é solidário e responde prontamente aos chamados do Provopar e nunca deixou de comparecer às campanhas”, comemora.

No total de cinco anos, o Provopar recebeu 805.591 cobertores, 8.440 colchões e mais de 2,5 milhões de peças de roupas. As doações são repassadas às famílias cadastradas nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social).

Empresários de Curitiba podem ajudar com a doação de cobertores novos nas Agências do Banco do Brasil e a população em geral com depósitos para a campanha Espalhe Calor: agência 3041-4, conta 2016-8, Banco do Brasil.

Programas

Carlise destaca programas que oferecem melhores oportunidades a jovens. “Trabalhamos com o curso de capacitação Meu negócio, meu futuro. Cascavel foi contemplada com esses cursos e os jovens recebem mais de 300 horas de qualificação. Quando chegam ao mercado, têm noções básicas de administração, higiene, comportamento e até de educação sexual”.

Ao público idoso, o Provopar desenvolveu um programa de inclusão digital. “A demanda tem sido grande também, porque cada vez mais vivemos uma era tecnológica. É gratificante, atendê-los, pois encontram receitas de bolo, reencontram amigos e parentes”, acrescenta Carlise.