Um ano depois, o Golden State Warriors e o Cleveland Cavaliers voltam a se encontrar na final da NBA, que terá seu primeiro jogo disputado na noite de hoje, em Oakland, na Califórnia. Os dois times apresentam, contudo, diferenças significativas em relação à temporada passada ? o que não impede o favoritismo do Warriors para conquistar o bicampeonato. NBA 01 de junho
Na equipe de Cleveland, a principal diferença é o retorno do ala-pivô Kevin Love e do armador Kyrie Irving, que, lesionados, quase não jogaram na última decisão. Sua volta alivia a situação do astro LeBron James, sobrecarregado no ano passado. Outra mudança foi a contratação do pivô Channing Frye, que melhorou o ataque do time.
Além disso, os Cavaliers trocaram de técnico: David Blatt foi demitido no meio da temporada, sendo substituído por seu assistente, Tyronn Lue.
Os Warriors, por outro lado, não tiveram grande mudanças no elenco, mas entram em quadra em outro patamar técnico. No ano passado, foram encarados como surpresa. Agora, quebraram recentemente o recorde de vitórias em uma mesma temporada, vencendo 73 jogos.
A melhora no desempenho pode ser creditada a sua dupla principal de jogadores ? o armador Stephen Curry e o ala-armador Klay Thompson, conhecidos como “Splash Brothers” ?, que progrediram enormemente nos últimos meses, sendo considerados hoje os dois melhores arremessadores da liga.
Analisando o desempenho dos dois times na temporada, três veículos americanos apontaram os Warriors como favorito. O FiveThirtyEight, site especializado em estatísticas, colocou o time da Califórnia com 69% de chances de vencer o campeonato. O favoritismo é confirmado por outras previsões, como a do canal ESPN e do site The Power Rank, ambos dando 75% de chances para o Warriors.
PRESENÇA BRASILEIRA
O Brasil também está presente na decisão, por meio de Leandrinho e Anderson Varejão, jogadores do Golden State Warriors. Varejão, inclusive, vive a inusitada situação de ter começado a temporada pelo rival na decisão, o Cleveland Cavaliers, onde jogou por anos é considerado ídolo.
? Não sei como vai ser voltar a Cleveland. Com certeza, vai ser uma série em que vou viver muitas emoções diferentes ? disse Varejão, que voltará à cidade para o terceiro jogo da final, na quarta-feira da semana que vem. ? Não sei como a torcida vai me receber, como vai reagir, tenho que me preparar mentalmente para tudo isso. Vai ser muito forte.
A decisão da NBA terá entre quatro e sete jogos. O primeiro deles será transmitido nesta quinta-feira, às 22h (Horário de Brasília), pela ESPN.