Esportes

Curry confirma que não participará da Rio-2016 para curar lesões

A Olimpíada do Rio vai ficar sem um dos principais astros do basquete na atualidade. O armador Stephen Curry, craque do Golden State Warriors e finalista da NBA, confirmou nesta segunda-feira, através de comunicado oficial, que não participará dos Jogos de 2016. A informação havia sido antecipada no início da tarde pelo jornal “Mercury News”.

Curry alegou “uma série de motivos — incluindo as recentes lesões no tornozelo e no joelho” para não participar dos Jogos Olímpicos de 2016. O armador pretende se recuperar totalmente da lesão no joelho direito que o deixou fora de algumas partidas dos playoffs da NBA. O problema aconteceu no primeiro jogo da fase decisiva da liga americana, contra o Houston Rockets, e deixou Curry fora das quadras por quase um mês.

O craque do Golden State também vem fazendo um esforço extra desde as finais da Conferência Oeste, contra o Oklahoma City Thunder, quando sofreu uma torção no tornozelo direito e uma pancada no cotovelo direito nos primeiros jogos. Segundo o “Mercury News”, o jogador, de 28 anos, vê com bons olhos um descanso para o joelho depois desta temporada da NBA, a fim de não comprometer o futuro da carreira.

Nas finais da NBA, contra o Cleveland Cavaliers, Curry teve atuação apagada na primeira partida, mas voltou a aparecer de forma decisiva no segundo jogo. Ambos terminaram com vitória dos Warriors, que abriram vantagem de 2 a 0 sobre o Cleveland — com mais duas vitórias, Curry & cia. encerrariam a série na sexta-feira e chegariam ao bicampeonato da NBA.

THOMPSON E IGUODALA TAMBÉM PODEM DESISTIR

O “Mercury News” informou ainda que Curry pode não ser o único craque do Golden State de fora da Olimpíada de 2016. Klay Thompson e Andre Iguodala, nomes de destaque dos Warriors na atual temporada, estariam receosos com a epidemia do vírus zika no Brasil, de acordo com o jornal, e poderiam também abrir mão dos Jogos.

Curry e Thompson foram campeões da Copa do Mundo de basquete com os EUA em 2014 mas, assim como Iguodala, jamais conquistaram uma medalha de ouro olímpica. Os três estavam na pré-lista dos EUA para os Jogos Olímpicos de 2016, sendo que Curry, eleito melhor jogador da temporada da NBA de forma unânime, era nome certo na convocação final.

Na última semana, outra personalidade do basquete manifestou temor de disputar a Olimpíada de 2016 por conta do vírus zika. O pivô espanhol Pau Gasol disse ao jornal “Marca” que pensaria na sua própria saúde e na da família antes de decidir se participaria dos Jogos.

Depois de Gasol, o ciclista americano Tejay van Garderen afirmou que não participaria dos Jogos de 2016, usando o temor do vírus zika para justificar a decisão. Outros atletas já haviam revelado a mesma preocupação, como a goleira americana Hope Solo e a nadadora espanhola Mireia Belmonte.