Cotidiano

Comissão de Redação mostra serviço e bate recorde na Assembleia

Conforme balanço divulgado na quarta-feira, foram realizados 92 encontros

Curitiba – De todas as comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná, nenhuma fez mais reuniões deliberativas do que a de Redação ao longo de 2015. Conforme balanço divulgado na quarta-feira (6), foram realizados 92 encontros.

Essa atividade intensa se deve à própria natureza dessa comissão parlamentar, que de acordo com o artigo 33-J do Regimento Interno tem por competência “a elaboração da redação final das proposições aprovadas e que vão à sanção governamental ou à promulgação – quando é o caso – pelo presidente da Comissão Executiva”.

Se a Comissão de Constituição e Justiça funciona, na prática, como um filtro inicial para quase todos os projetos apresentados na Casa, para controle da constitucionalidade e da legalidade das iniciativas, a Comissão de Redação é praticamente o último do filtro. Ela deve primar pela clareza e pela correção formal dos textos votados pelos deputados.

Assessoria técnica

Mas esse resultado todo não é fruto apenas do trabalho dos integrantes da comissão, os deputados Alexandre Curi (PMDB), Tião Medeiros (PTB), vice-presidente; Hussein Bakri (PSC), Mauro Moraes (PSDB), Missionário Ricardo Arruda (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB) e Professor Lemos (PT). Há uma equipe técnica que auxilia os parlamentares a todo momento.